Windows Embedded Automotive 7

Publicado em 26 de Outubro de 2010 |

A Microsoft continua a inovar e a levar os seus sistemas operativos às plataformas mais diversas. A Microsoft pretende também impor-se com a sua tecnologia nos automóveis. Aproveitando o evento de Detroit, a Microsoft apresentou a ultima versão do seu sistema operativo, que denominou Windows Embedded Automotive 7.

Esta nova versão significou um grande investimento no seu desenvolvimento, mas trás muitas novas funcionalidades. Esta versão tem uma interface de última geração, que faz uso do Silverlight, que permite a criação de interfaces bastante elegantes. O sistema operativo permite ainda o reconhecimento de voz, tecnologia em que a Microsoft está bastante avançada (desconhecemos se a filial Portuguesa da Microsoft que possui um dos centros mundiais de reconhecimento de voz teve algum envolvimento nesta componente) e que permite por ex o envio de mensagens de texto através da voz. No entanto no press release disponibilizado, o Português não aparece como uma das oito línguas suportadas até ao momento.

Outras funcionalidades incluem o bluetooth, gestão multimédia de ficheiros de música, navegação, conectividade com dispositivos externos e muito mais. Esta interface suporta diversos idiomas e disponibiliza ainda informação sobre a condução e no caso dos carros eléctricos informará do estado das baterias e fará a gestão dos consumos.

E por falar em carros eléctricos, a Microsoft divulgou também alguns dos automóveis que estão equipados com este Sistema Operativo, nomeadamente o Nissan Leaf e o Fiat 500.

O information hub do Nissan Leaf e o seu touch screen já é suportado por esta versão do Sistema Operativo, disponibilizando um sistema de navegação e informação sobre consumos e autonomia, mas também disponibilizando informações sobre temperatura ambiente, etc.

Mais informações sobre este Sistema Operativo em: http://www.microsoft.com/windowsembedded/en-us/default.mspx

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *