Westfield iRACER

Publicado em 6 de Janeiro de 2010 |

Brevemente, a EV cup será alvo de um artigo aqui no blog, mas basicamente trata-se de uma competição reservada apenas a automóveis eléctricos, divididos em 3 categorias distintas: City Ev, Sports EV e Prototype EV.

Para já estão garantidas as presenças dos fabricantes: THINK, Lightning Car Company, Ginetta, GreenGT e Westfield. E é precisamente a Westfield Sportscar que anunciou os seus planos de integrar a EV Cup com o novo iRACER.

Este veículo foi desenvolvido para competir na primeira competição reservada a veículos Zero Emissões. O iRACER tem um chassis tubular, painéis de carroçaria de baixo peso e está equipado com baterias de fosfato de Lítio. Graças ao desing do iRacer, os 100kg de peso das baterias estão estrategicamente colocados na parte inferior do chassis, reduzindo assim o centro de gravidade.

A potencia é obtida através de dois motores eléctricos que produzem 107 cv de potência cada um e 1000Nm de binário. Estes números fazem com que o iRacer de 600kg acelere de 0 a 60km/h em menos de 5 segundos, antes de atingir a velocidade limitada electronicamente de 177km/h.

Se tudo correr conforme planeado, o iRacer poderá cumprir os cerca de 90km de uma corrida com apenas uma carga. Depois de descarregadas, estas poderão ser completamente carregadas em apenas 2 horas.

O Dr Paul Faithfull, director tecnico da Westfield Sportscar, referiu que “estão entusiasmados com a possibilidade de competirem com outros veículos eléctricos em circuitos da Europa e Estados Unidos. A EV Cup representa uma excelente oportunidade para nós desenvolvermos tecnologias ligadas aos veículos eléctricos e poder testa-la e compara-la em condições de competição motorizada, assim como demonstrar que as corridas de veículos eléctricos podem ser entusiasmantes, tal como as convencionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *