WattDrive: rede de carregamento de veículos eléctricos

Publicado em 25 de Julho de 2009 |

Está aberta, a todos os utilizadores, a primeira rede de pontos de carregamento para veículos eléctricos, em Portugal (WattDrive). Dos actuais seis pontos em Lisboa (ver localização no final do artigo) deverá chegar ao fim do ano com 100 espalhados pela capital.

Os actuais e futuros condutores de veículos eléctricos poderão agora utilizar esta rede nas suas necessidades de transporte, aumentando a sua autonomia, conveniência e conforto na sua mobilidade, na cidade de Lisboa.

Esta rede é um primeiro apoio da EDP, Câmara Municipal de Lisboa, Lisboa E-nova e EMEL aos veículos eléctricos, utilizando soluções simples para o carregamento, mas que permitirão continuar a estudar e definir soluções para a próxima geração de pontos de carregamento.

Este projecto visa também receber feedback dos utilizadores num âmbito mais abrangente, representando um teste real do conceito de mobilidade eléctrica.

A rede de pontos de carregamento de Lisboa foi inaugurada no dia 20 de Setembro de 2008, durante a Semana Europeia da Mobilidade.

De 20 a 22 de Setembro, a rede esteve aberta ao público em geral, e foi realizada uma mostra de vários veículos eléctricos junto ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém. Essa iniciativa abriu o historial da infra-estrutura de carregamento de veículos eléctricos na via pública em Portugal, sendo ainda uma referência a nível europeu.

A instalação dos pontos de carregamento foi fruto do estudo e trabalho de desenvolvimento na área de mobilidade eléctrica que a EDP vinha a desenvolver, em antecipação às tendências internacionais, e apenas possível devido à colaboração com a agência municipal de energia e ambiente, Lisboa E-nova, e a Câmara Municipal de Lisboa.

Após a semana da mobilidade, a rede manteve-se em funcionamento com acesso limitado à frota de veículos da Polícia Municipal de Lisboa e da EDP, até agora. O objectivo de manter o acesso controlado à rede durante esse período de tempo foi testar, em segurança, a utilização deste tipo de equipamentos na via pública, nas exigentes condições técnicas e comportamentais do ambiente urbano exterior.

O projecto tem contribuído com lições muito importantes para o futuro. Os equipamentos de fornecimento de electricidade instalados são ainda um primeiro estágio de desenvolvimento, que permitiu definir a próxima geração de infra-estrutura de carregamento, constituindo uma plataforma para este teste mais exigente que começa agora com a abertura pública da rede.

A abertura desta rede está alinhada com o programa para a mobilidade eléctrica do governo, mas tem um enquadramento próprio e temporário.

A rede de pontos de carregamento está aberta a todos os donos de veículos eléctricos e a EDP fez a entrega já dos primeiros kits.

Para terem acesso à rede, os utilizadores deverão ter um kit de acesso (com as chaves e manual de utilização dos pontos de carregamento e um dístico identificador de acesso permitido, que deverá ser colado no veículo).

Kit de acesso
Para receber um kit de acesso, os utilizadores deverão dirigir-se à seguinte morada:

EDP Inovação
Avenida Sidónio Pais nº 28, r/c esq

Horário:
dias úteis
das 10h às 12h30 e das 14h30 às 18h

Documentos necessários:
– Livrete/Documento Único Automóvel do veículo
– Documento de identificação pessoal (B.I. ou cartão do cidadão)
Os 6 pontos de carregamento disponíveis, com 2 tomadas cada, estão localizados em zonas de elevada conveniência para a mobilidade urbana na cidade e com condições de estacionamento das viaturas adequadas.

Locais onde pode carregar o seu veículo eléctrico:

1. Marquês de Pombal
Em frente do edifício da EDP
1 Ponto de Carregamento
1 lugar de estacionamento

2. Rua dos Sapateiros
Cruzamento da Rua dos Sapateiros com a Rua da Vitória
1 Ponto de Carregamento
1 lugar de estacionamento

3. Jerónimos

Junto do Museu de Marinha
1 Ponto de Carregamento
2 lugares de estacionamento

4. António Maria Cardoso
Rua António Maria Cardoso junto ao nº 70, esquina com a travessa dos teatros (frente ao Teatro S. Luís)
1 Ponto de Carregamento
2 lugares de estacionamento

5. Estrela
Rua Domingos Sequeira cruzamento com Rua Saraiva Carvalho
1 Ponto de Carregamento
1 lugar de estacionamento

6. Praça de Londres
Junto à Av. Guerra Junqueira e pastelaria Mexicana
1 Ponto de Carregamento
2 lugares de estacionamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *