VW Golf eléctrico em fase adiantada de testes

Publicado em 1 de Fevereiro de 2012 |

A Volkswagen vai avançar com a segunda fase do programa de desenvolvimento e lançamento da versão eléctrica Golf Blue-e-Motion, com novos testes de estrada na Bélgica, França, Áustria e EUA.

A primeira fase do programa, decorrida entre Junho e Dezembro de 2011, foram testadas 80 unidades por particulares, empresas privadas e entidades governamentais na Alemanha. A iniciativa permitiu percorrer 500.000km, o que equivale a 12 voltas ao mundo em apenas 180 dias.

“Nestes testes pudemos confirmar que os sistemas do Golf Blue-e-Motion asseguram uma utilização diária sem quaisquer problemas”, afirmou o director do departamento de tracção eléctrica do grupo VW, Rudolf Krebs.

O Golf Blue-e-Motion tem estreia comercial programada para 2013 e, até lá, o construtor europeu deverá introduzir alguns melhoramentos técnicos decorrentes, mais precisamente, nestes novos testes. As principais melhorias serão feitas ao nível do ruído, de modo a que o veículo seja audível a velocidades superiores a 30Km/h, e também de todos os interfaces que permitem monitorizar a autonomia e informar o condutor sobre os postos de carregamento disponíveis na região.

Segundo a VW, o Golf Blue-e-Motion terá cerca de 150km de autonomia, raio de acção suficiente para condução diária em cidade, “onde, em média, durantes os testes, foram percorridos apenas 30km”, garantiu Rudolf Krebs.

A versão eléctrica do carro mais vendido na Europa está equipada com um pacote de baterias de iões de lítio formado por 30 módulos, que alimentam um motor eléctrico de 115cv e 270 Nm. A velocidade máxima anunciada ronda os 135km/h e a aceleração dos 0 aos 100km deverá ocorrer em 11,8 segundos.

O sistema de gestão do motor permite três modos de utilização: “Normal”, que permite percorrer até 135km/h; “Eco”, que reduz a velocidade máxima para 120km/h e “Range” que se fica pelos 95km/h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *