Volvo aplica know-how em Segurança aos veículos eléctricos

Publicado em 24 de Setembro de 2009 |

Ao longo da sua história, a Volvo tornou-se conhecida pelos altos padrões de segurança dos seus carros e pelas tecnologias que foi incorporando nos automóveis de modo a torna-los mais seguros. A Volvo foi pioneira no desenvolvimento de habitáculos seguros para protecção dos passageiros em caso de impacto.
Agora, o fabricante Sueco quer aplicar as mesmas ideias na protecção das baterias dos veículos eléctricos, pois o tamanho e peso destas aliado às altas tensões, torna-se crítico que o conjunto seja completamente seguro para os automobilistas.

Actualmente a Volvo está a conduzir uma série de testes unitários a cada componente dos veículos eléctricos, através da simulação e teste de uma série de cenários, monitorizando o estado da bateria e protegendo-a em caso de uma colisão. O objectivo é a disponibilização de veículos eléctricos com altos padrões de segurança, pois para a Volvo isso é importantíssimo, independentemente do tipo de carro ou do combustível que o move, obviamente com o desenvolvimento de sistemas diferentes consoantes as características e tipo de veículo.

Os testes começam sendo unitários a cada componente, para terminarem com testes globais a todo o veículo e para uma série de cenários de colisão, muitos dos quais provenientes das bases de dados de acidentes reais. Estes testes acontecem primeiro de forma simulada através de sistemas computacionais, mas também fisicamente no centro avançado de crash-test da Volvo.

Apenas para dar uma ideia da diferença face aos automóveis normais, o local de colocação das baterias, que tem um peso considerável, tem bastante influência no comportamento dinâmico do carro e na sua capacidade de poder evitar um acidente. Em caso de acidente a colocação das baterias na parte traseira do carro ajuda na protecção e estas são encapsuladas de forma a apresentar o menor risco possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *