Volt com consumo de 1,02 litros aos 100km

Publicado em 19 de Agosto de 2009 |

A General Motors levou a cabo testes de consumo com dois dos primeiros protótipos do Chevrolet Volt de pré-produção, e embora os testes ainda sejam oficiosos, os resultados já divulgados revelam uma estimativa de um consumo em cidade de 230 mpg (milhas por Galão). Este consumo equivale a uma média ECE (parâmetro equivalente da Comissão Económica Europeia) de 1,02 litros aos 100km.

Os resultados, ainda que preliminares deixam a General Motors bastante entusiasmada, e as palavras do novo presidente, Fritz Henderson: “pelo que percebemos destes resultados, ficamos muito certos que muitos condutores do Volt vão poder guia-lo diariamente sem usar gasolina”.

Esta afirmação baseia-se num estudo do Departamento dos Transportes dos EUA, no que se revela que praticamente 80% dos Americanos faz menos de 65km nos seus percursos diários.

Os testes só serão homologados quando realizados com veículos de produção. No entanto estes seguiram a mesma metodologia que a EPA (Agencia de Protecção Ambiental) utiliza.

Com base nestes resultados a GM estima que o Chevrolet Volt gaste 25kWh (unidade de medida de energia eléctrica) a cada 160km. Transpondo para as medidas Europeias, este valor é de 15,6kWh por cada 100km. Sendo assim, o condutor do Volt pode fazer 100km gastando apenas 1,87€ de energia eléctrica. Simplificando ainda mais o custo de utilização de um Volt pode representar 1centimo por quilómetro.

O equivalente no mercado Europeu do Volt será o Opel Ampera que deverá chegar ao mercado em 2010. Estes carros poderão operar com dois modos: o modo puramente eléctrico em que o motor a gasolina não funciona e não são emitidas partículas para a atmosfera; e o modo “extensor de autonomia”, em que um motor a gasolina faz de gerador e produz electricidade para recarregar as baterias de iões de lítio com 16kWh de capacidade. A autonomia estimada nos dois modos é de 480km.

2 Responses to Volt com consumo de 1,02 litros aos 100km

  1. Pedro Simões says:
    Ou estou muito enganado ou a GM ainda vai ter que voltar atrás com estes valores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *