Veículos eléctricos com protecção contra água

Publicado em 27 de Agosto de 2009 |

Certamente que o automobilista normal tem ainda muitas dúvidas relativamente à construção destes automóveis, em particular aos cuidados a ter com as baterias. Já pensou o que pode acontecer se num acidente um automóvel eléctrico cai num rio? E se numa cheia o carro ficar parcialmente submerso?

Estas preocupações tem razão de ser pois as altas correntes e o contacto com a água poderia ser problemático e colocar em risco a vida dos passageiros. No entanto podem estar descansados todos os futuros utilizadores e automobilistas de veículos eléctricos pois as marcas de automóveis e quem desenvolve os carros tem tudo isso em consideração no desenvolvimento e projecto dos carros.

Os depósitos dos carros a gasolina também representariam um potencial perigo pois a gasolina é altamente inflamável, no entanto a tecnologia evoluiu bastante e raramente isto constitui um problema.

Marcas como a General Motors submetem os seus carros a sucessivos testes com o carro submerso para testar todos os mecanismos de protecção à vida ou saúde dos seus utilizadores.

As baterias, não sendo seladas hermeticamente, são isoladas para proporcionar a máxima protecção contra a água. Especial atenção é dada às linhas de alta tensão que saem do conjunto de baterias para o inversor. Também existem mecanismos que detectam a presença de água e desligam o motor e todos os restantes sistemas necessários.

No seguinte vídeo divulgado pela General Motors pode ver-se não o sistema a desligar-se para os testes das baterias mas sim uma mostra de todos os testes que são feitos para identificar possíveis infiltrações de água.
É provável que vídeos deste tipo e a divulgação de todos estes mecanismos aconteçam sempre que incorporados nos automóveis de forma a fazer aumentar a confiança dos automobilistas.

Foram já divulgas fotografias de outros testes realizados por outras marcas como por ex do Mitsubishi iMiEV.

i-miev-water

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *