Veículos eléctricos a bateria

Publicado em 14 de Novembro de 2009 |

Os Veículos Eléctricos a bateria são veículos equipados com um conjunto de baterias, que são carregadas por energia eléctrica da rede pública, a qual é fornecida a um motor eléctrico, que transforma essa energia eléctrica em energia mecânica que movimentando a viatura.

Nesta categoria inserem-se os veículos eléctricos de curto alcance e os urbanos. A diferença entre eles prende-se com a categoria burocrática a que pertencem e consequentemente o seu enquadramento legal. Falamos dos primeiros quando nos referimos aos carros dos campos de golfe, carros de malas e sinalização nos aeroportos – basicamente têm velocidades de 30 a 40 km/h e só podem ser utilizados em estradas com limites inferiores de velocidade correspondentes.

Em termos empresariais e atendendo à subida dos preços do petróleo, torna-se um excelente investimento apostar nestes veículos para entregas, deslocações dentro de faculdades, parques industriais e empresariais ou mesmo em pequenas zonas.

Os veículos eléctricos urbanos têm velocidades da ordem dos 100 km/h e alguns podem já ser testados nas mesmas plataformas que os veículos convencionais e com os mesmos standards. A sua autonomia ultrapassa os 80 km e ajustam-se assim a deslocações nos centros das cidades.

Não há dúvidas relativamente ao benefício do uso deste tipo de carros a nível mundial, já que a redução do ruído e poluição nas cidades a par da poupança em combustíveis fósseis seriam por si só motivos mais que suficientes para fomentar o seu uso.

Vantagens:

  • Redução do ruído
  • Menor consumo
  • Eficientes a qualquer velocidade
  • Arranque suave
  • Dispensa embraiagem e caixa de mudanças

Desvantagens:

  • Autonomia limitada entre os 90 e 150 Km
  • Velocidade limitada em alguns casos (inferior a 120 Km/h)

mini-e-esquema

One Response to Veículos eléctricos a bateria

  1. Gostei says:
    tenho que ter um destes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *