Veeco RT

Publicado em 3 de Fevereiro de 2012 |

O Veeco Rt é o desportivo eléctrico vanguardista made in Portugal e foi apresentado hoje. O protótipo VEECO é um reverse trike totalmente elétrico, com autonomia até 400 km e desenho em forma de gota, concebido para atingir a eficiência aerodinâmica máxima. O Veeco RT tem apenas três rodas, mas acelera até aos 160 km/h e pode ter uma autonomia de 400 km.

O Veeco RT é um modelo desportivo, de dois lugares, em formato reverse trike (tem duas rodas à frente, direccionais, e uma na traseira, maior) e as portas abrem para cima. Além destas características fora do vulgar, o design do carro assemelha-se a uma gota, o que lhe dá uma maior eficiência aerodinâmica. Essa foi uma das maiores preocupações dos promotores do projecto – o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e a empresa VE – Fabricação de Veículos de Tracção Eléctrica, do Entroncamento. O projecto teve ainda financiamento do QREN.

Apesar de ter três rodas, o Veeco RT pode circular em todas as estradas. As prestações são suficientes para o equiparar com muitos dos modelos eléctricos do mercado. O carro português pode chegar aos 160 km/h e acelerar aos 100 km/h em apenas oito segundos. Além disso tem uma autonomia base de 200 km (150/160 na maioria dos carros eléctricos), que pode ser alargada para 400 km caso se opte por um pack de baterias maior. O peso é de apenas 800 kg.

No interior, o Veeco tem os mostradores centrados num ecrã, como o de um computador, que agrega ainda rádio e leitor de música e vídeo, bem como navegação na internet e um sistema de navegação por GPS, que permite calcular rotas em função de postos de carregamento disponíveis. Os responsáveis pelo carro estão ainda a desenvolver um sistema de assistência remota para resolver problemas relacionados com o software.

As baterias do Veeco RT são de iões de lítio, de última geração, sendo geridas através de um sistema que controla o funcionamento ao mesmo tempo que informa o condutor sobre o estado de carga. Tal como os restantes modelos eléctricos do mercado, o Veeco pode ser carregado numa tomada domestica ou num dos postos de carregamento que já existem em Portugal, nomeadamente da rede Mobi-e.

Segundo os responsáveis pelo projecto, este modelo é ainda um protótipo, mas já está muito próximo da versão final, restando apenas incorporar melhorias nos acabamentos do interior. Vai ser vendido directamente pela marca, com um volume de unidades reduzido. A empresa aposta nas possibilidades de personalização de interiores e equipamentos e os clientes vão poder seguir o processo de produção do seu carro.

17 Responses to Veeco RT

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *