Toyota volta a Pikes Peak com eléctrico

Publicado em 9 de Maio de 2013 |

A Toyota anunciou que vai voltar a participar na subida de Pikes Peak em 2013. O regresso do construtor será feito com uma versão mais desenvolvida do protótipo eléctrico TMG EV P002. O objectivo será defender o título conquistado na passada edição.

Lembramos que este carro estabeleceu o recorde na categoria de veículos eléctricos nos cerca de 20 quilómetros da subida da subida com um tempo de 10’15’’380 . A Toyota espera também conseguir melhorar o tempo na edição deste ano pois a concorrência não será fácil. Ao volante do carro estará Rod Millen.

O TMG EV P002 assenta num chassis Radical, o P002 conta com dois motores eléctricos que debitam uma potência máxima combinada de 540v e 1200 Nm de binário, desenvolvidos pela Toyota Motorsports na Alemanha. Isto significa que o carro tem mais 67cv e 300Nm do que a versão anterior do carro.

“O TMG P002 EV já possui um longo historial de três recordes em três tentativas, e nenhuma delas foi ainda batida, pelo que vamos manter os mesmos padrões. As melhorias introduzidas a motorização vão conferir uma maior rapidez, mantendo-se assim como a referência nos carros desportivos elétricos”, referiu Claudia Brasse, directora para o desenvolvimento dos veículos eléctricos da Toyota Motorsport.

A TMG vai utilizar a pioneira tecnologia de carregamento externo de bateria para bateria, através do carregador Schneider Electric EVlink DC Charger para recarregar a bateria no topo da montanha, local onde não existe qualquer possibilidade de ligação à rede eléctrica. Instalado numa Toyota Hiace, o carregador rápido da TMG inclui bateria de lítio com capacidade de 42 KWh.

A próxima edição da subida de Pikes Peak está agendada para o próximo dia 30 de Junho e contará ainda com a presença do nove vezes campeão do Mundo de Ralis, Sebastien Loeb. O piloto francês estará aos comandos de um Peugeot 208 T16 de 875cv.

One Response to Toyota volta a Pikes Peak com eléctrico

  1. The Flake says:
    Lá está… Mais uma vez, a Toyota a fazer das suas!!! Obg.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *