Toyota iQ EV

Publicado em 24 de Setembro de 2012 |

A Toyota apresentou os primeiros detalhes do IQ EV, um modelo cem por cento eléctrico para o mercado europeu. O IQ EV é um modelo de baixo peso vocacionado para a condução em cidade. A marca japonesa não adianta, para já, quando é que o modelo será comercializado, embora esteja pronto.

O Vice-Presidente da Toyota Takeshi Uchiyamada declarou ao Automotive News que a empresa espera vender cerca de 100 iQ EVs no Japão e nos Estados Unidos.

Entre as modificações face à versão com motor a gasolina ou diesel, encontram-se detalhes estéticos e alterações profundas para melhorar a aerodinâmica e eficiência do citadino. O aspecto do carro é subtilmente inspirado no protótipo FT-EV III apresentado no Salão de Tóquio de 2011 com pintura a preto e branco. A frente já não precisa de uma grelha, pois não precisa de arrefecimento de radiadores, por isso é mais suave e esconde a porta de carregamento na frente. Foram incluídas também luzes LED no pára-choques dianteiro. O EV iQ é 135mm mais longo do que o iQ standard mas as restantes dimensões são idênticas. A maior parte do comprimento extra vem da porta de carregamento na parte da frente do carro.

A potência do motor eléctrico vem de um motor de 63cv e 163Nm de binário refrigerado a ar com uma bateria de 12kWh. O motor está localizado na parte da frente do carro e conduz a potência directamente para as rodas dianteiras. A velocidade máxima é de 125 km/h, demora 14 segundos para acelerar até aos 100 km/h e tem uma autonomia de 85 quilómetros. Para maximizar a autonomia tem travagem regenerativa e um indicador de condução ecológica.

A bateria está localizada sob o carro num berço de aço onde estaria normalmente o tubo de escape. Isto permite manter o centro de gravidade baixo e não interfere com a área de passageiros. O piso também é plano para melhorar a aerodinâmica. Esta versão do iQ pesa 125kg a mais do que um iQ convencional.

A bateria pode ser totalmente carregada em três horas, ou pode ser carregada a 80% em 15 minutos com um carregador rápido. O iQ está também equipado com uma bomba de calor, em vez de um aparelho de ar condicionado convencional e um pára-brisas aquecido para que os condutores usem menos o sistema HVAC.

As performances anunciadas são muito semelhantes à versão 1.0 a gasolina: 14 s acelerar dos 0 a 100 km/h e uma velocidade máxima limitada de 125 km/h.

2 Responses to Toyota iQ EV

  1. ricardo santos says:
    kero coprar um toyota iq ev 2eletrico até dia 10 de janeiro 2014 . k devo fazer pois tenho o dinheiro mas nao sei onde me derigir pra compralo aguardo resposta seria e breve obrigado
  2. VEpt says:
    Já experimentou num concessionário Toyota?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *