Toyota com carregamento via wireless

Publicado em 16 de Fevereiro de 2014 |

Os esforços para o desenvolvimento do carregamento via wireless já não é novidade. Mas a Toyota anunciou a intenção de continuar a desenvolver e de testar um sistema de carregamento wireless para a sua gama de veículos plug-in e elétricos.

A tecnologia de carregamento via wireless já se encontra disponível para alguns dispositivos e nos próximos anos deverá ser implementada na indústria automóvel de forma mais abrangente. A Toyota é um dos construtores que se encontra a desenvolver este sistema que vai funcionar com o estacionamento do veículo numa zona onde existe uma bobina no piso. A parceria que estabeleceu com a WiTricity foi certamente fundamental para a Toyota tomar este caminho.

O sistema envia eletricidade através de impulsos magnéticos criados pelas alterações na intensidade do campo magnético entre a bobina transmissora instalada no chão e a bobina recetora, que se encontra localizada no veículo. Ou seja, existe uma box no chão, o carro é parado em cima desta e a partir da relação entre a bobina no carro e a “box” no chão, é feito o carregamento. A marca nipónica acredita que serão precisos cerca de 90 minutos para carregar um pack de baterias com uma potência de carregamento de 2kW.

Para simplificar o processo para o condutor, a Toyota melhorou o sistema de estacionamento automático que passa a ter uma função específica que mostra a localização da bobina no parque de estacionamento. Os testes vão começar este mês na cidade japonesa de Aichi.

One Response to Toyota com carregamento via wireless

  1. Rui Pereira says:
    Why you don’t use solar painels on roof top of the car to charge the baterys? Is simple not understandable!
    Porque não usam o tejadilho do carro como um painel solar para carregar/recarregar as baterias?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *