Tesla abre patentes a outras marcas

Publicado em 16 de Junho de 2014 |

Elon Musk, o conhecido CEO da Tesla Motors, escreveu no blogue da marca americana que a sua ideia inicial era acelerar a proliferação de soluções de transporte sustentáveis e que “se criamos um caminho aberto para a introdução de veículos elétricos, mas depois deixamos para trás bloqueios de propriedade intelectual, então estamos a agir contra o nosso objetivo inicial”.

Como tal, todas as patentes da marca de veículos eléctricos foram levantadas para que as outras marcas possam usar a sua tecnologia sem sofrer represálias judiciais. Musk também adianta que muitas das vezes, as patentes “apenas servem para limitar o progresso” e que “a liderança tecnológica não é definida por patentes, mas sim pela capacidade de atrair e motivar os engenheiros mais talentosos do mundo”.

Para além da liberalização das patentes da marca, Elon Musk reuniu-se na quarta-feira com a BMW para encontrar maneira de aumentar a popularidade dos carros eléctricos.

Em declarações à Reuters, um porta-voz da BMW disse que “ambas as companhias estão fortemente empenhadas no sucesso da mobilidade elétrica e discutiram como podem fortalecer o seu desenvolvimento a nível internacional”. Recorrendo às estações de carregamento rápido da marca americana, as baterias podem ser recarregadas até 80% em menos de 20 minutos.

Com a adoção de um sistema de carregamento através de tomadas SAE, outras marcas podem também usufruir de carregamentos rápidos semelhantes, como o Chevrolet Spark e BMW i3. Para garantir a autonomia dos seus carros, a Tesla está a desenvolver uma rede de estações de carregamento ao longo de pontos-chave da “autobahn” alemã.

3 Responses to Tesla abre patentes a outras marcas

  1. sm says:
    I LIKE!!!!!

    É caso para se dizer que, ou as restantes marcas acompanham esta incrível revolução nos transportes individuais, ou pura e simplesmente morrem.
    Não há saída, é de facto fabuloso o que este senhor e esta companhia estão a fazer agora.

  2. sm says:
    E acrescento:
    Aos que já se sentem tentados e dizer cobras e lagartos deste entusiasmo (petrol heads), escrevam aqui, pois com a internet fica aqui a prova que esta visão VAI acontecer, inevitável e felizmente.
  3. Joao Basilio Costa says:
    Tive o prazer de conduzir um espetacular Tesla S, fico na espectativa de
    poder ser representado e divulgado em Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *