Sócrates foi conhecer o autocarro eléctrico

Publicado em 23 de Fevereiro de 2011 |

«Os autocarros eléctricos vão ser os autocarros do futuro». Quem o diz é o primeiro-ministro, José Sócrates, que garantiu esta terça-feira que as políticas públicas vão-se orientar para fomentar a procura pela «mobilidade eléctrica».

Durante a apresentação do primeiro autocarro eléctrico em Portugal – que decorreu esta terça-feira na fábrica da CaetanoBus, em Gaia – o primeiro-ministro considerou que projectos como este são aquilo de que Portugal precisa. «Serão os essenciais para o nosso país mas também para a exportação», assegurou.

José Sócrates realçou, citado pela Lusa, que o Governo quer «impulsionar estes projectos», dizendo a todos os empresários que querem avançar na mobilidade eléctrica que as políticas públicas terão uma orientação para este sector.

«A partir de agora, incentivar a mobilidade eléctrica ao nível do autocarro, é não apenas contribuir para a redução de emissões, não apenas contribuir para que haja menos barulho nas cidades mas é também contribuir para a indústria nacional», sustentou.

Para o governante «este autocarro eléctrico é um bom contributo para pôr Portugal na linha da frente da utilização das energias renováveis, da mobilidade eléctrica e daquilo que é investigação e desenvolvimento no sector da energia».

Recordando a aposta nas energias renováveis que Portugal fez há cinco anos, o primeiro-ministro apontou para a redução da dependência do petróleo, do endividamento externo e redução dos gases com efeito estufa.

Para José Sócrates, «a área da economia em que vai haver maior transformação no século XXI é sem dúvida a área da energia».

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *