Smart Fourvision

Publicado em 3 de Setembro de 2011 |

O Smart é um carro que já tomou diversas formas e foi até muitas vezes alterado, para todo o tipo de utilizações, inclusivamente a tão esperada versão Electric Drive. Mas a Daimler ainda tem muito a mostrar em torno do Smart. A última é o Smart forvision, um novo concept car com motorização eléctrica, concebido em cooperação com a BASF e que será mostrado ao vivo no salão de Frankfurt.

O objectivo deste protótipo e demonstrar como a redução de peso e a incorporação de tecnologias avançadas de baixo consumo, podem incrementar a autonomia em 20% a um veículo eléctrico.

Algumas destas tecnologias são Transparent Organic Solar Cells, LED’s mais eficientes, película reflectora de infra-vermelhos, revestimentos especiais e até os acentos cobertos por um material têxtil capaz de transmitir calor de forma directa ao nosso corpo, portas de resina, jantes em plástico, etc.

As células solares que se encontram no tejadilho são transparentes, e permitem iluminar o interior, dando a sensação de mais espaço. No entanto a principal função desta tecnologia é gerar energia para alimentar os sistemas de multimédia e de climatização.

Mas muitos outros detalhes caracterizam e distinguem este protótipo. No interior destaca-se o painel de instrumentos translúcido, elíptico e sensível ao toque. O volante, lembra claramente a aeronáutica, contemplando ainda informações, como a capacidade de carga das baterias e um comando com várias funções do veículo.

No exterior, umas originais ópticas rodeadas por um círculo que indica o nível de carga das baterias durante o processo de carregamento. Os farolins traseiros lembram as turbinas de um avião e contêm ventoinhas que transportam o ar do interior.

Não foram revelados dados sobre a motorização do Forvision, mas assume-se que sera a mesma da nova versão do Smart Eléctrico, mas a sua autonomia é melhorada graças à utilização destas tecnologias.

One Response to Smart Fourvision

  1. Vieira Dias says:
    A eficiência dos pequenos veículos eletricos ajudam muito na difusão deste meio de transporte .O custo do mesmo e a economia nas viagens darão preferência .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *