Smart EV em Portugal

Publicado em 27 de Abril de 2010 |

Há notícias que dão como certa a chegada da primeira unidade do smart fortwo electric drive a Portugal já no mês de Maio para um conjunto de iniciativas promocionais em Lisboa e Porto, antecedendo o processo de introdução do modelo em Portugal. Está no entanto apenas prevista para Outubro, a chegada de um total de 25 unidades do smart fortwo eléctrico para a participação em diversos projectos de mobilidade.

O Smart EV está equipado com uma unidade propulsora eléctrica de 30 Kw (41cv), alimentada através de uma bateria de iões de lítio, o smart fortwo electric drive acelera dos 0 aos 60 km/h em 6,5 segundos estando a sua velocidade máxima limitada aos 100 km/h.

Estima-se que o custo aproximado de carregamento total desta unidade eléctrica rondará os 2 Euros, um valor consideravelmente inferior ao de um motor de combustão com uma performance semelhante. A bateria, que pode ser carregada em qualquer tomada doméstica, dispõe de uma autonomia para 135 quilómetros. São necessárias três horas e meia para carregar até uma capacidade de 80% e oito horas para atingir a sua capacidade total.

Dados técnicos mais relevantes:
Potência – 30 Kw (41 cv.)
Aceleração dos 0-60 km/h – 6,5 segundos
Velocidade máxima – 100 km/h
Autonomia – 135 km
Emissões CO2 – 0 g/km

A partir de 2012, está prevista a produção em série deste modelo eléctrico, fazendo parte do programa regular da gama e comercializado através da Rede de Concessionários smart em Portugal. Falta ainda assim um tempo consideravel para que este modelo possa ser largamente comercializado.

4 Responses to Smart EV em Portugal

  1. firmino couto says:
    tenho um smart fortwo diesel de 2008 e sendo certo que não ando devagar a verdade é que faz média de consumo superior a 6,5 aos 100kms e também após algumas manobras de inversão de marcha em que se põe e tira a marcha-atrás por vezes não engrena a marcha-atrás e tenho que desligar o motor e esperar tipo 15 minutos para arrefecer e só depois terminar a manobra, não será estranho ? obrigado .
  2. Pedro Silva says:
    Tenho o mesmo problema no meu a gasolina, também após algumas manobras de inversão de marcha em que se põe e tira a marcha-atrás por vezes não engrena a marcha-atrás
  3. artur pires says:
    Tenho o mesmo problema no meu a gasolina, também após algumas manobras de inversão de marcha em que se põe e tira a marcha-atrás por vezes não engrena a marcha-atrás
  4. helder says:
    Boas, tenho o mesmo problema no meu smart diesel de 2008, fui deixa-lo hoje de manha bem cedo na mercedes, ainda não me disseram nada, axo que ao fim do dia apresentam-me uma conta que vou ter de vender lá o carro 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *