Smart eléctrico Autosil (Iwin)

Publicado em 20 de Setembro de 2009 |

O Smart Iwin é um projecto de veículo eléctrico nacional da responsabilidade da Autosil, e foi apresentado publicamente numa conferência intitulada “O Futuro Energético em Portugal”.

A. A. Silva, empresa que detém a marca Autosil, tem vindo a investigar as possíveis alternativas à bateria de chumbo-ácido para diversas aplicações, incluindo a tracção eléctrica. Neste âmbito, de modo a incrementar o esforço de estudo e compreensão da tecnologia envolvida na tracção eléctrica automóvel, na construção e utilização das baterias para esta aplicação (Lítio ou outras tecnologias), assim como na sua integração no VE, foi decidido efectuar a conversão de um veículo de motorização convencional em VE. Este automóvel convertido funcionará como laboratório móvel da Autosil para teste de baterias em aplicação real, representando uma plataforma de estudo avançado das tecnologias envolvidas nos restantes componentes do VE, como o motor, o sistema de controlo da tracção, o carregador e conversores de tensão, assim como na sua plena integração com os sistemas e comandos já existentes no automóvel convencional.

A conversão foi efectuada num automóvel Smart usado, onde foi instalado um motor eléctrico de uma antiga máquina, convenientemente reconvertido para a utilização pretendida. Foram também projectados e instalados alguns componentes e peças mecânicas específicas para efectuar o acoplamento à transmissão e o controlo do sistema eléctrico de propulsão. Foi montada uma bateria de teste de tecnologia de LiFePO4 (lítio fosfato de ferro), que está actualmente a ser estudada pela Autosil, especialmente concebida para instalação no VE.

Uma das características mais relevantes da tracção eléctrica e que já está a ser testada no Smart Iwin (Iwin! – I want it now! ) é a possibilidade de recuperação de energia durante a travagem ou descida para carregar as baterias. Espera-se que este veículo com a actual bateria de 5kWh, depois de convenientemente configurado e se utilizado criteriosamente, possa vir a atingir uma autonomia superior a 50km, uma velocidade máxima superior a 100km/h e a carregar a bateria em cerca de 1h.

A Autosil está consciente que no mundo cada vez mais competitivo e com cada vez menos recursos energéticos sustentáveis, temos que agir rapidamente e de forma eficaz, no sentido de salvar o nosso planeta e de preparar a sobrevivência e a nossa evolução socioeconómica no futuro. Neste sentido a Autosil está também a desenvolver esforços a investigar a evolução das baterias, nomeadamente por redução de peso, aumento da potência disponível, redução de tempo de carregamento, melhor autonomia, etc.

2 Responses to Smart eléctrico Autosil (Iwin)

  1. Fernando Marques says:
    OLÁ BOA TARDE!
    EU PENSO QUE É UMA BOA INICIATIVA A CONVERSÃO DE AUTOMÓVEIS A COMBUSTÃO A EV.
    EU POR ACASO JÁ TINHA PENSADO NESTE TÓPICO QUE ERA CONVERTER O CARRO SMART EM EV. EU TAMBÉM GOSTARIA SE POSSÍVEL SABER OS COMPONENTES QUE UTLIZARAM.
    OBRIGADO.
  2. Fernando Marques says:
    GOSTARIA DE SABER SE VÃO PASSAR A PRODUZIR O SMART EV CÁ EM PORTUGAL E JÁ AGORA ONDE FICA A EMPRESA AUTOSIL QUE REFEREM AQUI NESTE PROJECTO?
    OBRIGADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *