Siemens vai produzir sistemas para carregamento dos veículos eléctricos em casa

Publicado em 14 de Maio de 2010 |

A Siemens vai produzir sistemas de carregamento para veículos eléctricos a instalar nas habitações, no âmbito do programa de mobilidade eléctrica (MOBI.E) que está a ser desenvolvido pelo Governo, anunciou hoje o presidente do grupo em Portugal.

O memorando de entendimento hoje assinado entre a Siemens e o Executivo prevê a participação da empresa no desenvolvimento da rede inteligente de carregamento dos carros em habitações, promoção da eficiência energética em edifícios e participação noutras áreas tecnológicas associadas ao desenvolvimento da rede de mobilidade eléctrica.

“A Siemens, com a assinatura deste protocolo entra, numa primeira fase, no “home-charging”, ou seja, no carregamento nas casas, e na eficiência energética dos edifícios”, afirmou Carlos Melo Ribeiro, adiantando que as energias renováveis e a mobilidade eléctrica são actualmente as áreas mais importantes para a empresa.

A Siemens está a desenvolver dois protótipos de postes de abastecimento para automóveis na sua fábrica de Corroios e prevê que o lançamento no mercado seja feito no segundo semestre de 2010.

O secretário de Estado da Energia e Inovação, Carlos Zorrinho, apontou a aposta na mobilidade eléctrica e nas energias renováveis como “mais uma medida do pacote anti-crise”.

“Estamos a aproveitar recursos endógenos, a criar emprego e a evitar importações e estamos a desenvolver ‘standards’ que nos vão permitir exportar alta tecnologia”, justificou.

O governante salientou ainda o facto deste projecto “de política pública estar a ser concretizado através de parcerias com empresas nacionais e internacionais”, como a EDP, a Novabase, Efacec, Critical Software, Inteli, Nissan Renault (que vai fabricar as bateriais em Portugal) e agora a Siemens.

O programa da mobilidade eléctrica prevê a instalação de uma infra-estrutura mínima de mobilidade eléctrica (1350 postos de carregamento), a nível nacional, até final de 2011.

Ainda este ano, serão instalados 320 pontos de abastecimento nos 25 municípios que fazem parte do projecto-piloto.

fonte: Lusa

2 Responses to Siemens vai produzir sistemas para carregamento dos veículos eléctricos em casa

  1. Sara Jardim says:
    Já se sabem valores para instalar uma coisa destas em casa?
  2. Ana says:
    Quais são os municípios que fazem parte da fase piloto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *