Siemens e CEIIA desenvolvem solução de carregamento rápido

Publicado em 2 de Janeiro de 2012 |

A Siemens Portugal, em colaboração com o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA), desenvolveu uma nova solução de carregamento rápido: permite abastecer dois veículos eléctricos em simultâneo, garantindo a carga máxima das baterias em apenas duas horas.

No início deste ano começarão a ser aplicados 100 destes carregadores em Portugal, através da Mobi-e. Cada carregador custa entre 2.500 e 3.500 euros, dependendo do contrato que for realizado. “A tecnologia tem de conseguir ir ao encontro das necessidades das pessoas. E este carregador é um exemplo disso. Duas horas coincidem com o tempo médio que uma pessoa passa, por exemplo, num centro comercial”, explicou Frederico Rauter, responsável da área de Mobilidade Eléctrica da Siemens.

Solução de carregamento será para exportar
Um dos objectivos da Siemens passa também por exportar este sistema de abastecimento para carros eléctricos. “A solução está a ser apresentada a outros países”, salienta o responsável da Siemens. A estrutura do novo carregador da Siemens (CP500A) está a ser produzida na Alemanha.

A tecnologia utilizada é trifásica, ao contrário dos equipamentos já existentes que funcionam com tecnologia bifásica e apenas permitem carregar um veículo. Apesar de serem diferentes dos já instalados em Portugal, estes carregadores não exigem novas instalações na rede eléctrica que já está preparada para esta tecnologia. Além disso, os utilizadores de carros ou bicicletas eléctricas não terão custos suplementares.

A Siemens tem participado em vários projectos de mobilidade eléctrica desenvolvidos na Europa. A colaboração alarga-se aos principais fabricantes automóveis, como é o caso da BMW, Mini, Mercedes, Porsche e Volkswagen (VW).

Recentemente, foi também assinado um acordo de colaboração com a Volvo Car Corporation para o desenvolvimento conjunto de carros eléctricos. A Siemens está em Portugal há mais de 105 anos, e emprega cerca de dois mil colaboradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *