Serviço de táxis em scooters eléctricas em Amesterdão

Publicado em 2 de Outubro de 2012 |

A cidade holandesa, conhecida pelas suas bicicletas e pelo excelente sistema de transportes públicos, foi escolhida pelo empreendedor Ruben Beugels para inaugurar o Hooper, o primeiro serviço de táxis de scooters eléctricas da Europa.
Este serviço foi idealizado quando o eléctrico onde Beugels viajava avariou, deixando-o sem alternativas de transporte para uma reunião importante. “Fiquei muito frustrado de chegar tarde. Foi aí que pensei: ‘hey, uma scooter poderia levar-me à minha reunião a horas’”, explicou Beugels.

Os canais e pequenas ruas de Amesterdão fazem com que a grande maioria dos habitantes usem a bicicleta como meio de transporte. Mas este meio não tem de ser o único, acredita o empreendedor, que quer continuar a tirar carros das estradas, reduzindo os congestionamentos e poluição atmosférica e sonora ainda mais.

Uma das grandes vantagens deste serviço, é que estará disponível no centro histórico da cidade, uma zona onde a rede de transportes públicos não tem grande cobertura.

As scooters são eléctricas e recorrem à mais recente tecnologia, vêm equipadas com os sistemas de navegação e rastreamento da empresa holandesa TomTom e um smartphone Samsung, que está preso no painel. Paralelamente, têm um espaço para publicidade digital, na traseira.

Estas scooters podem circular até 25 km/h e até 130 quilómetros com um único carregamento de bateria. “Sobretudo para quem as quiser alugar, as Hooper são uma ideia muito inteligente, mas também bastante simples e sofisticada”, explicou ao Beugels.

Cada viagem custa 2,50€ e há existem 100 Hooper a circular. Os clientes podem descobrir qual o motorista que está mais perto através de uma aplicação para smartphone. Depois, é só chamá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *