Scootzz – Estudantes Portugueses criam scooter eléctrica

Publicado em 2 de Outubro de 2011 |

Um grupo de jovens portugueses desenvolveu um projecto de concepção de scooters eléctricas. A empresa já está criada, chama-se Scootz, e o seu primeiro protótipo está pronto a ser fabricado.

De acordo com o jornal Vida Económica, a equipa constituída por cinco estudantes do Mestrado de Inovação e Empreendedorismo Tecnológico, leccionado na Universidade do Porto, está aberta a propostas de investidores ou parceiros e o seu objectivo principal é “frente à actual conjuntura económica e à fuga de cérebros”.

Paulo Correia, um dos membros da equipa explica que a proposta de valor assenta em duas vertentes: “por um lado, visa oferecer um veículo facilmente personalizável pelo utilizador, a um custo baixo e sempre que este assim o entender, tornando-se bastante distinto”. Por outro, acrescenta, “a aposta na ecologia vai além da simples monotorização eléctrica, apostando em materiais alternativos aos plásticos, e acima de tudo na durabilidade como forma de rentabilizar as emissões geradas aquando da produção do veículo”.

A empresa está instalada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, e “procura avidamente investidores/parceiros para a fase de arranque associada à construção do primeiro exemplar para validação do conceito, assim como para a fase de industrialização”, refere Paulo Correia. Um dos objectivos da Scootz passa por “promover as exportações portuguesas e ajudar Portugal a reforçar o seu posicionamento na área das energias renováveis assim na mobilidade eléctrica”.

O projecto foi já premiado pelo seu carácter empreendedor nos concursos iUP25k (Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto) e NETT (Novas Empresas Tecnológicas, organizado pelo CITEVE), tendo sido distinguido em ambos com o segundo prémio, refere o jornal.

3 Responses to Scootzz – Estudantes Portugueses criam scooter eléctrica

  1. Os nossos agradecimentos à equipa do Veículos Eléctricos pela divulgação.
    Aproveitamos para divulgar a nossa página do Facebook: http://www.facebook.com/myscootzz

    Bem hajam!

    Tiago Barbosa
    Scootzz

  2. JOSE REBELO says:
    É MAIS UMA BRINCADEIRA,TEMOS EXCELENTES RAPAZES, INTELIGENTES,MAS DEPOIS VAI TUDO PARA A PARTELEIRA. E LÁ VEM OS CHINESES COM AS SUAS MOTOS,BICICLETAS CARROS,ROUPA CALÇADO…………… UMA GRANDE TRISTEZA NÃO HAVER QUEM AJUDE ESTA JUVENTUDE,DE QUALQUER MANEIRA BOA SORTE QUE ESPERO SEJA NO NOSSO PAIS.
  3. VEpt says:
    Tiago, o site está à vossa disposição para qualquer divulgação do vosso projecto. boa sorte e muito sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *