Rinspeed Dock+Go

Publicado em 20 de Fevereiro de 2012 |

Popular pelas suas excêntricas criações, exemplo do veículo anfíbio sQuba, a suiça Rinspeed vai apresentar no Salão Automóvel de Genebra, em Março, o sistema Dock+Go, que permite aumentar espaço de carga ou acrescentar autonomia para o Smart eléctrico, entre outras utilidades.

O sistema Dock+Go não é mais do que um atrelado, que a empresa apelida de “mochilas sobre rodas”, assumindo as mesmas formas do modelo, neste exemplo, um smart. Estas “mochilas” montam-se num terceiro eixo e acoplam-se à traseira do veículo em causa.

A base é a versão eléctrica do citadino alemão, que pode receber uma grande variedade de “mochilas”, adaptadas para os mais diversos tipos de actividades, desde uma caixa para a entrega de comida a uma caixa de ferramentas, entre outras possibilidades.

Mas também poderá ser utilizada numa solução inovadora para a falta de autonomia dos veículos eléctricos. Nada menos que um sistema de extensor de autonomia, com um motor de combustão ou com um conjunto de baterias, que pode ser acoplado ao veículo.

Neste caso, de extensor de autonomia, denominado «Energy Pack», é o terceiro eixo que faz mover o segundo, fornecendo energia à bateria do smart, aumentando assim a autonomia de 140 km do fortwo eléctrico.

A Rinspeed não adiantou mais detalhes, mas assegura que o conceito do sistema Dock+Go pode ser aplicado a qualquer tipo de automóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *