Reportagem do encontro de veículos eléctricos

Publicado em 12 de Junho de 2010 |

Foram poucos os pontos de carregamento disponíveis no Jardim do Príncipe Real para carregar todos os veículos eléctricos que estiveram presentes no encontro de veículos eléctricos que se realizou este sábado, 12 de Junho de 2010.

Estiveram seguramente presentes mais de 25 motociclos, 2 quadricíclos da Reva, o Fiat convertido para eléctrico e também uma bicicleta eléctrica. Estes veículos prenderam a atenção dos presentes, mas também de quem passava no local, olhando umas vezes com alguma surpresa e outras com algum cepticismo.

Alguns adeptos dos motociclos convencionais tiveram a oportunidade de experimentar dar umas voltas num motociclo eléctrico e mostraram algum espanto quando confrontados com o custo de utilização deste tipo de veículos. Outros, interessados na tecnologia, confessaram que este tipo de veículos ainda não consegue cumprir os seus requisitos de mobilidade, nomeadamente ao nível da autonomia e disponibilidade de pontos de carregamento.

Algumas empresas marcaram presença no encontro, nomeadamente a eco critério que levou o Reva R que pode ser visto nas fotografias ou a SW Energy, sempre muito activa na promoção da mobilidade eléctrica, marcando igualmente presença muitos dos seus clientes, que promovem a empresa como ninguém.

Interessante também foi a presença da Climbpower, a empresa que representa os carregadores da Coulomb Technologies em Portugal. A Climbpower mostrou como funciona a tecnologia destes carregadores, estando um presente para demonstração. Estes carregadores estão actualmente em processo de certificação nacional, para que possa ser instalado em vários locais. Esta empresa pretende vender a tecnologia a empresas, mas também a municípios que não vão ficar cobertos pelo programa Mobi-e. Esta tecnologia é universal e permitirá uma utilização idêntica em qualquer país. Mais informações podem ser obtidas em mychargepoint.net.

Referência também para alguns aventureiros, o uggabugga, que muito recentemente fez uma viagem de lés-a-lés por Portugal na sua Predator. Detalhes dessa viagem podem ser lidos aqui. Também houve quem se deslocasse no seu motociclo eléctrico do Porto até Lisboa, com custos bastante baixos conforme se pode ver na imagem em baixo.

Os que marcaram presença puderam partilhar informação e experiências à volta da utilização deste tipo de veículos. Foi também uma excelente oportunidade para que todos os interessados fizessem perguntas a quem já tem um destes veículos e os utiliza todos os dias.

Uma palavra final para o Sério do fórum Nova Energia que trabalhou bastante para que este encontro se realizasse. Notou-se também a falta de órgãos de comunicação social, que eventualmente não estão ainda muito abertos a cobrir este tipo de eventos.

Seguem-se as fotos do encontro.

4 Responses to Reportagem do encontro de veículos eléctricos

  1. serges says:
    Fantástica reportagem, digna de um qualquer jornal da especialidade… Podes e deves partilhar!

    Os pontos de carga infelizmente foram poucos mas porque não aguentaram a tensão do uso de todos… lol, Eram muitos a precisar de maminha! Foi pena o disjuntor saltar mas que deu para todos deu no fim…
    Um abraço e obrigado pela cooperação e presença!

  2. OOP says:
    Palavras para quê!!!
    Grande abraço para todos os que participaram ou que quiseram e não estiveram.
  3. Tomás says:
    Fantástica iniciativa! Pena que a comunicação social so tenha olhos para o Cristiano Ronaldo e ouvidos para as vuvuzelas…
  4. sousal says:
    É muito bom ver tanta gente a fazer algo pelo ambiente.
    Bem ajam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *