Renault Zoe Zero Emissões

Publicado em 15 de Setembro de 2009 |

Outro dos 4 conceitos Zero-Emissões a serem apresentados hoje no Frankfurt Motor Show pela Renault Zoe Z.E. Este carro está destinado ao tipo de automobilista que pretende um segundo carro compacto, capaz de satisfazer as suas necessidades de mobilidade do dia-a-dia como a deslocação para o trabalho ou uma ida às compras.

O Zoe é completamente eléctrico e não emite qualquer tipo de emissões de poluentes, destinando-se assim a todos os que querem atingir a melhor pegada ecológica.

Este veículo está repleto de tecnologias inovadoras e é uma prova de que um veículo Zero-Emissões pode ter um estilo dinâmico e atractivo e inovador. A aerodinâmica tem um papel fundamental na performance de um veículo Zero-Emissões. O Zoe Z.E Concept tem 4,10m de comprimento e é propulsionado por um motor eléctrico de 70kW (95cv) que desenvolve 226Nm de binário. As jantes de 21’’ e as grandes superfícies laterais dão a sensação de tranquilidade para os 4 passageiros que o Zoe pode transportar.

Na traseira, um aileron retráctil acciona-se a velocidades superiores a 90km/h de forma a contribuir de forma mais decisiva para a eficiência aerodinâmicas do Zeo. O aileron equipado com LEDs serve também como luz de stop. No exterior foram incorporadas também tecnologias revolucionárias.

  • O tejadilho foi desenhado como uma membrana inteligente protectora que isola os ocupantes do calor e frio, mas também optimizando o controlo da temperatura através da recuperação da energia através das células foto voltaicas do tipo favo de abelha.
  • Na frente e na traseira, um escudo de gel de poliuretano protegem as luzes que possuem díodos electro-luminiscentes com uma eficiência elevada que emitem uma luz azulada. Esta segunda pele protege estes componentes vulneráveis das pequenas batidas na cidade sublinhando o conceito de alta tecnologia.
  • Entradas de ar situadas em cada uma das laterais do carro proporcionam o ar fresco necessário para arrefecer as baterias. O ar é depois extraído através de duas condutas traseiras de grandes dimensões onde é possível até ver parte dos braços da suspensão.
  • Os espelhos retrovisores convencionais são substituídos por câmaras de alta eficiência energética que transmitem imagens para um ecrã que substitui o espelho retrovisor mas que proporciona uma visão perfeita sem qualquer tipo de ângulos mortos.
  • A abertura das portas é igualmente inovadora proporcionando um acesso facilitado ao interior.

No interior, o painel de instrumentos contribui também de forma decisiva para a sensação de organização do interior. Também está repleto de tecnologias inovadoras, que informam o condutor sobre o tráfego, autonomia, pontos de carregamento mais próximos e muito mais.

Em colaboração com a Biotherm, uma das marcas da L’Oréal, A Renault disponibiliza um sistema de climatização que faz muito mais do que controlar a temperatura. O sistema permite filtrar o ar e detectar substâncias tóxicas fechando automaticamente a ventilação filtrando o ar. O sistema também pode emitir substancias hidratantes não secando o ar e proporcionando uma sensação de bem-estar. Por outro lado pode ainda emitir aromas estimulantes, garantindo por ex uma condução relaxante ou então uma maior concentração do condutor em condução nocturna.

Relativamente ao carregamento das baterias, o Zoe permite três opções distintas:

  • Um carregamento standard que necessitará entre 4 a 8 horas para carregar as baterias.
  • Um carregamento rápido que em 20 minutos permite carregar parte das baterias em pontos de carga específicos.
  • Existe ainda um método do tipo ‘Quickdrop’ que permite que em apenas 3 minutos as baterias sejam trocadas numa estação de troca de baterias.

O Renault Zoe tem um coeficiente aerodinâmico de 0.25 e atinge os 140km/h. As baterias de iões de lítio permitem uma autonomia de 160km. De seguida apresentam-se as fotografias do Zoe.

6 Responses to Renault Zoe Zero Emissões

  1. george ferreira says:
    qual sera o consumo electrico ao final do mes em termos monetarios
  2. george ferreira says:
    Qual o preço deste veiculo’
  3. beatriz costa says:
    quando chega ao Porto?
  4. Confesso que quando sair para o mercado comprarei um. Pelo que li na net custará apenas 15000€! Pelas características extremamente tecnológicas e inovadoras é por certo um carro para o futuro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *