Renault Twizy Z.E.

Publicado em 15 de Setembro de 2009 |

A Renault apresentou no Frankfurt Motor Show o conceito Twizy Z.E. (Zero-Emissões). Não muito distante do design de um Smart, mas mais futurista, o Twizy apresenta-se como um veículo de dois lugares (um a seguir ao outro) muito prático para o tráfego da cidade e que não emite emissões de CO2.

A potência provem de um motor eléctrico de 15kW (20cv) que desenvolve 70Nm de binário, fazendo com que as performances em tráfego urbano sejam idênticas às de um motociclo de 125cc. As baterias usadas são de iões de lítio e estão localizadas de baixo dos acentos dos passageiros. O carregamento é feito por um cabo extensível localizado na frente atrás do logótipo da Renault. Este cabo pode ser ligado a qualquer tomada de 220V com 10 ou 16A e poderá carregar totalmente as baterias entre 3 a 4 horas. A autonomia conseguida pelo Twizy é de cerca de 100km e a velocidade máxima atingida é 75km/h.

A carroçaria apresenta níveis de segurança elevados para os passageiros. No interior o espaço para o condutor é aceitável mas para o ocupante traseiro o espaço é bastante menor, embora seja possível fazer ajustamentos de acordo com o peso do passageiro. O interior é bastante futurista e na exterior foi introduzido um conceito denominado Luminous matrix displays que funciona como ópticas mas permite também criar imagens ou smileys para comunicar com os outros condutores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *