Renault revela segredos do carro eléctrico

Publicado em 23 de Julho de 2009 |

Não foi a primeira a assumir o discurso, mas é a primeira marca a desvendar os segredos do projecto ao público em geral, através do site www.zeroemissoes.renault.pt. E a razão é simples: é que faltam pouco menos de 980 dias para que a Renault inicie a comercialização, em larga escala, de uma gama de veículos eléctricos. Sim, a Renault vai ser a primeira a chegar ao mercado com uma gama completa de modelos. Em www.zero-emissoes.renault.pt revelar-se-ão, dentro de poucas semanas, todas essas novidades, mas também, desde já, a resposta a muitas das dúvidas que começam a despertar a consciência de todos nós.

A Renault volta a marcar a história da indústria automóvel sendo a primeira marca a assumir a aposta na comercialização, em larga escala, de veículos eléctricos. O projecto intitula-se RENAULT Z.E. – VEÍCULO ZERO EMISSÕES PARA TODOS e o que não passava de uma mera utopia está prestes a tornar-se realidade. São pouco mais de 900 dias para que comecem a circular pelas estradas de todo o mundo veículos verdadeiramente amigos do ambiente – com zero emissões – silenciosos, económicos e acessíveis a todos. Acessíveis no sentido lato do termo, porque o preço de venda vai rondar o de uma viatura diesel actual.

Estas e muitas outras informações estão já disponíveis no referido site. Para além de conteúdos diversos sobre o protótipo Renault Z.E.Concept, uma galeria de fotos, vários vídeos e a possibilidade de subscrição de uma newsletter sobre o tema, o site procura dar resposta às imensas questões e dúvidas que começam a assolar a consciência de todos nós em relação à temática do carro eléctrico.

Para a Renault, este representa um dos mais ambiciosos desafios da sua história, já que ao invés de uma única viatura, está a ser desenvolvida uma gama completa de veículos eléctricos. Quatro modelos distintos, com vocação comercial, familiar e citadina. Quatro propostas que têm em comum o facto de estarem a ser concebidas em função de uma utilização quotidiana, a pensar no comum automobilista.

renault-zero-emissoes

Mais de 80 por cento dos europeus não fazem mais do que 60 quilómetros por dia e, à data de hoje, os protótipos já têm uma autonomia superior aos 100 quilómetros. Ou seja, com o rápido desenvolvimento que estão a sofrer as baterias de ião-lítio, os automóveis eléctricos Renault de amanhã vão satisfazer as necessidades da grande maioria dos automobilistas nacionais, até pelo facto de Portugal ter sido um dos países pioneiros a apostar num programa de mobilidade eléctrica e numa rede de carregamento distribuída por 21 cidades, já a partir do próximo ano…

Se “um sonho é a concretização do desejo”, a Renault faz jus à célebre citação de Sigmund Freud. A contagem decrescente para o sonho já começou em www.zeroemissoes.renault.pt. Um site que é muito mais do que uma ferramenta de comunicação do projecto RENAULT Z.E. – VEÍCULO ZERO EMISSÕES PARA TODOS…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *