Recuperação de energia através do tráfego

Publicado em 15 de Outubro de 2009 |

Em Israel está a decorrer um projecto no mínimo interessante que pretende recuperar energia nas estradas através da conversão de energia mecânica dos carros que passam na estrada, convertendo-a em eléctrica.
A investigação está a ser conduzida por uma start-up Israelita chamada Innowattech, em conjunto com a empresa de estradas de Israel e o instituto Technion.

Este sistema, denominado “Parasitic Energy Harvesting”, envolve pequenos geradores piezoeléctricos, colocados 5 cm abaixo da superfície de asfalto. O peso dos carros a passar na superfície da estrada acciona os geradores que armazenam a energia em baterias colocadas nas bermas da estrada. Em condições de tráfego normal o sistema pode armazenar 2000 watts por hora. O sistema está obviamente numa fase muito inicial e estará dependente sempre da evolução de outras tecnologias como as das baterias.

A primeira implementação deste sistema está apenas a funcionar num pedaço de estrada de 10 metros de cumprimento numa auto-estrada Israelita, estando prevista a instalação agora numa extensão de cerca de 1 km. Israel é um dos países melhor colocados actualmente para o desenvolvimento e penetração de veículos eléctricos, devido ao investimento que está a fazer na rede de carregamento e na introdução de veículos eléctricos. Empresas como Better Place, Renault, Nissan e muitas outras estão a fazer grandes investimentos em Israel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *