Projecto Vision.M com BMW e Mercedes

Publicado em 11 de Maio de 2012 |

Fizemos referência por altura do Salão Automóvel de Frankfurt do ano passado ao projecto Mute. Na altura referíamos já a parceria da universidade de Frankfurt com fabricantes de automóveis. Agora, marcas como a BMW e Mercedes aparecem também associadas a este projecto.

Este projecto, denominado Vision.M(abreviatura de Visionare Mobilitatskonzept), tem por base um consórcio de parceiros ligados à indústria automóvel germânica, para o desenvolvimento de um veículo eléctrico acessível a todos. O Vision.M visa criar opções mais eficiente, seguras e baratas para veículos eléctricos que serão utilizados em áreas urbanas e, dessa forma, promover a sua produção em larga escala.

“Existem actualmente barreiras para a produção de carros eléctricos que têm de ser ultrapassadas. Os atuais modelos utilizam muitos dos sistemas dos automóveis co motores de combustão interna, por isso são muito pesados e requerem baterias caras e de grande capacidade”, refere a BMW em comunicado.

O primeiro protótipo, que servirá de base para a investigação, o Mute tem dois lugares de lotação, conta com um motor eléctrico de 20cv e pesa 400kg de peso, sem baterias.

“Apesar do seu peso mínimo, o Visio.M deverá alcançar um nível de protecção igual ao oferecido pelos veículos convencionais com motores de combustão”, apontam os responsáveis.

A partir deste protótipo, o consórcio de investigação pretende desenvolver novos sistemas de propulsão e armazenamento de energia, que venham a contribuir para a massificação da oferta de modelos 10% eléctricos.

Lembramos ainda que na altura, a Technische Universität München ainda estava à procura de empresas para licenciar, financiar e produzir o Mute, o que parece que conseguiu agora com esta parceria com estes fabricantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *