Prioridade à tecnologia eléctrica na VW

Publicado em 2 de Dezembro de 2013 |

A Volkswagen, tomou a decisão de dar prioridade aos veículos híbridos e eléctricos face à tecnologia de células de combustível de hidrogénio, até 2020. O Grupo alemão quer ser líder mundial de vendas de veículos com tecnologia eléctrica em 2018, um projeto extremamente ambicioso dado que a Toyota tem uma posição dominante no mercado. Esta posição já vem sendo anunciada há algum tempo. A empresa também vai lançar mais alguns carros movidos a gás natural comprimido na Europa, onde este tipo de combustível é cada vez mais popular.

O Grupo VW vai lançar 14 veículos com tecnologia eléctrica no conjunto de todas as suas marcas até ao início de 2015, e tem mais modelos que podem vir a receber uma motorização de tecnologia eléctrica caso a procura do mercado assim o exija.

volkswagen-e-golf-2

A Volkswagen refere que não está a ignorar o hidrogénio e que está a desenvolver a tecnologia, mas não tem intenção de comercializar um veículo de células de combustível de hidrogénio antes de 2020. A empresa refere os custos da tecnologia e a falta de infra-estruturas de abastecimento como as principais razões para que não seja uma aposta para já.

Rudolf Krebs, engenheiro-chefe da VW para as motorizações eléctricas, referiu que “Temos um enorme programa de carros movidos a hidrogénio em curso. Temos um grande número de carros que estão a ser testados com células de combustível mas temos que deixar claro que os veículos a hidrogénio em grande escala não vão acontecer antes de 2020”.

volkswagen-e-golf-1

O desenvolvimento de motores eléctricos mais pequenos e mais eficientes podem ser aplicados às células de combustível, quando a VW começar a produzi-las. Krebs prevê que um carro de células de combustível da VW seja um híbrido que combine uma bateria plug-in e uma célula de combustível de hidrogénio para maximizar a autonomia elétrica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *