O que precisa de saber antes de comprar um carro usado

Publicado em 24 de Janeiro de 2017 |

Quer comprar um carro usado ou em segunda mão? Existem alguns pontos importantes de controlar no carro antes de assinar os papéis. A vontade de começar a conduzir o carro é muita, mas evite problemas futuros confirmando cada um destes pontos para que a sua compra não o leve ao arrependimento.

Conhecer o passado do carro usado

Quando compra um carro em segunda mão, é importante ficar a saber o “passado” da viatura. Confirme os papéis que falam das revisões e das inspeções e tente perceber que peças é que já foram mudadas, para saber quais são as originais do veículo.
Compre carros que tenham passado recentemente na inspeção e na revisão, para que fique com a certeza de que o carro passou por um processo de avaliação nos últimos meses.

Se o carro passou por algumas modificações ou “estadias em oficinas”, solicite ao atual proprietário as faturas. Ao ter as faturas, fica a saber as garagens e oficinas pelas quais o carro em questão passou, para o caso de o carro dar algum problema a curto prazo.

O exterior e o interior do carro: o que avaliar?

Existem vários aspetos no exterior e no interior de um carro que são essenciais avaliar antes de comprar um carro usado.

No exterior:
pintura: confirme se não existem zonas com tinta e cor diferente. Se for o caso, isso pode ser sinal de acidente recente.
vidros: experimente todos os vidros do carro, para confirmar que abrem e fecham sem problemas.
pneus: um dos aspetos mais importantes e dispendiosos de um carro são os pneus. Confirme que os pneus são os adequados ao diâmetro necessário para o modelo do carro, pois isso garante uma total segurança durante a condução. Confirme o seu estado de uso, se não existem bolhas de ar ou furos. Demore o tempo que for preciso para avaliar todos os pneus do carro com calma: estes são o suporte base do carro, garantindo a sua segurança!

No interior:
painel de bordo: confirme que todas as luzes funcionam e que todos os números, sobretudo os da quilometragem, correspondem aos dados dos livretes e revisões.
bancos e tapetes: confirme o estado destes, se não apresentam manchas ou buracos.
comandos de bordo: piscas, limpa brisas, água e luzes – todos estes comandos devem ser confirmados antes de comprar um carro usado.

A avaliação de um carro usado antes de o comprar deve demorar o tempo necessário para que todos os detalhes sejam confirmados e esmiuçados: não apresse esse processo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *