Postos de carregamento em Sintra não funcionam

Publicado em 6 de Agosto de 2011 |

Os dois únicos pontos de carregamento de veículos eléctricos inaugurados no concelho de Sintra ainda não funcionam. Segundo a rede Mobi.E, que gere o sistema de mobilidade eléctrica, a ligação depende de certificação oficial. A situação é “desconhecida” da autarquia, mas está longe de ser caso único no país.

O posto de carregamento junto à entrada do Parque da Liberdade, na Volta do Duche, foi inaugurado a 1 de Abril, por ocasião do Electric Tour – iniciativa que percorreu 25 cidades para dar a conhecer a rede de carregamento Mobi.E e permitir aos cidadãos experimentar uma viatura eléctrica, no caso o Peugeot iOn. No programa participaram o presidente da autarquia, Fernando Seara, e o então secretário de Estado da Energia e Inovação, Carlos Zorrinho.

Mais recentemente, entre 17 e 19 de Junho, técnicos da Mobi.E participaram na iniciativa de inauguração do segundo posto de carregamento de veículos eléctricos, no Belas Clube de Campo. Os moradores e a população tiveram oportunidade para conduzir o Citroen C-Zero, o Mitsubishi I-MiEV e o Nissan Leaf. Porém, passado mês e meio, o posto duplo encontra-se desligado e, segundo Pedro Teixeira, responsável pela qualidade e ambiente do empreendimento, “aguarda pela certificação da Certiel”. Esta entidade inspecciona e certifica os postos de carregamento da Mobi.E.

O posto de carregamento da Volta do Duche também não funciona. A situação ainda é mais caricata, uma vez que os dois lugares em frente à torre com as duas tomadas está em zona de parqueamento tarifado – ou seja, a maior parte das vezes ocupados com veículos que pagaram para estacionar. Pedro Gaspar, gestor da Novabase, parceira do consórcio Mobi.E, diz que os dois pontos “estão ainda em fase final de certificação da instalação” e só após a conclusão do processo serão integrados na rede.

“Desconhecíamos que os postos não estão a funcionar e achamos estranha a situação, pois a câmara fez a sua parte”, comentou Carlos Albuquerque, director do departamento de Ambiente na autarquia de Sintra. O técnico adianta que estão montados, ou em fase de instalação, outros postos de carregamento na Praia das Maçãs, Colares, Beloura, São Pedro, Portela, Parque da Pena e Queluz (palácio) e, futuramente, também junto das estações do caminho-de-ferro.

A autarquia disponibilizou os espaços para os equipamentos, isentando a operação de taxas, estando por concluir trabalhos finais relacionados com sinalização e pintura dos espaços reservados para o carregamento das viaturas.

O presidente da autarquia, Fernando Seara, admitiu, por seu lado, contar que “uma grande parte dos participantes” no XI Congresso Mundial da Organização das Cidades Património Mundial, que se realiza em Novembro, sob o tema das “alterações climáticas”, possa “ser transportada em veículos eléctricos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *