Postos de carregamento em casa

Publicado em 9 de Abril de 2010 |

Alguns fabricantes de automóveis eléctricos estão a fazer parcerias em alguns mercados no sentido de terem empresas que possam instalar sistemas de carregamento em casa dos futuros donos dos automóveis eléctricos.

A Nissan escolheu como parceiro para o mercado Norte-Americano a AeroVironment, uma empresa que se encarregará da instalação dos postos de carregamento em casa. Certamente, que para além da importância de uma boa rede de carregamento para veículos eléctricos, grande parte dos carregamentos acontecerão de noite nas casas das pessoas. Neste caso, os técnicos certificados desta empresa assegurarão uma instalação destes sistemas de carregamento nas casas das pessoas de forma segura e certificada.

Estes sistemas de carregamento serão igualmente compatíveis com outros veículos eléctricos como o Chevrolet Volt ou o Ford Focus EV. O sistema baseia-se no standard J1772. Esta empresa não é um novo player no mercado pois esteve igualmente envolvida na década de 80 com os postos de carregamento do famoso EV1, o protótipo da General Motors.

Este sistema que é proposto pela Nissan nos EUA terá também uma comparticipação de 50%, fazendo com que o custo deste sistema seja de cerca de $1100.

Até ao momento o governo Português não informou de nenhum apoio neste tipo de sistemas, mas seria importante que houvesse iniciativas idênticas, talvez em cooperação com as empresas que fazem parte do consórcio a trabalhar no mobi-e ou mesmo outras que queiram entrar neste negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *