Portugal é dos primeiros países a receber o Nissan Leaf

Publicado em 17 de Maio de 2010 |

Segundo informações da Lusa, Portugal é um dos primeiros países a receber no mercado o Nissan Leaf. Segue a matéria completa:

Portugal foi escolhido um dos primeiros países europeus onde o Nissan Leaf vai chegar por ser “um dos líderes globais” nos carros eléctricos, afirmou hoje o director de Marketing para o modelo.

O veículo, um dos primeiros totalmente movidos a electricidade, vai começar a ser vendido em Portugal em Dezembro, ao mesmo tempo que a Holanda, Japão e EUA.

No entanto, só chegará ao Reino Unido e Irlanda em Fevereiro de 2011 e a Espanha e outros países europeus em Junho do mesmo ano.

“Nós acreditamos que Portugal é um dos líderes europeus, senão um dos líderes globais, em termos de carros eléctricos”, justificou Tom Smith, responsável pela promoção internacional do veículo, à agência Lusa.

Na opinião deste executivo da Nissan, o Governo português “está muito virado para o futuro e tem uma estratégia clara para fazer os carros eléctricos importantes em Portugal”.

“Portugal mostrou compromissos em termos de infra-estrutura de carregamento, dos programas de educação para os consumidores, em termos de incentivos públicos e também na cooperação connosco”, enfatizou.

Smith revelou, durante uma conferência de imprensa hoje em Londres para anunciar os preços e datas de venda ao público do Leaf, que Portugal tem sido usado pela Nissan como modelo para mostrar a outros países.

O Governo português aprovou também um subsídio de cinco mil euros para os particulares que adquiram automóveis eléctricos, benefício que estará disponível até aos primeiros cinco mil automóveis ou até ao final de 2012.

Isto permite à Nissan invocar um preço para o consumidor do Nissan Leaf “abaixo dos 30 mil euros”, ou seja, de 29.995 euros, mas, sem contar com o incentivo fiscal, o valor real do Leaf em Portugal será de 34.955 euros.

“Estamos a tentar que [o preço] seja competitivo em relação a outros automóveis do segmento C, como por exemplo um [Volskwagen] Golf diesel ou um híbrido como o [Toyota] Prius”, enfatizou Smith.

Os primeiros compradores, antecipou Smith, serão pessoas que gostam de experimentar novas tecnologias ou que são preocupadas com o ambiente.

“Mas vai rapidamente mudar”, garantiu, “para pessoas que se vão aperceber que o Leaf é muitíssimo divertido de conduzir e que lhes vai poupar muito dinheiro”.

Um país pequeno como Portugal também “tem vantagens” por motivos geográficos, reconheceu, já que as baterias eléctricas do Leaf só duram para viagens até 160 quilómetros.

Todavia, a instalação de postos de carregamento rápido entre Lisboa e Porto, que permite carregar 80% da bateria em 30 minutos, vai “garantir que o corredor principal está coberto”.

4 Responses to Portugal é dos primeiros países a receber o Nissan Leaf

  1. AS says:
    Finalmente vamos ser 1ºs em alguma coisa ,ja fiz a minha pré reserva na nissan espero ser mm um dos 5 mil primeiros par usufruir de todos os descontos …
    Abr
  2. Essiemme says:
    Eu acho o preço demasiado alto.

    Pena eu necessitar, por dia, de me deslocar muito pouco menos do que a autonomia máxima de 160 Km.

    Alem disto, não tenho pontos de carregamento no sítio onde trabalho…

    Se calhar tenho de esperar pelo Model S.

    Vamos ver se, entretanto, há mais novidades até ao final do ano…

  3. JOSÉ ESTÊVÃO says:
    Eu gostava de ser dos primeiros a ter um carro electico ainda não troquei de carro porque queria que o próximo fosse eléctico
    mas são muito caros
  4. José Prates says:
    Fica aqui o meu video, que inclui imagens do testdrive no passado dia 30 de Maio:
    http://www.youtube.com/watch?v=XJru-c_Dg_M

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *