Porsche Eléctrico

Publicado em 2 de Fevereiro de 2014 |

Como é sabido, muitos dos grandes fabricantes de automóveis da actualidade têm as suas origens próximas da invenção do automóvel, nos finais do século 19. A Porsche é uma delas, não como marca, mas com Ferdinand Porsche, que já desenhava carros décadas antes do famoso Porsche 356. O primeiro desses automóveis foi o eléctrico Porsche P1.

Precisamente, o primeiro de todos os Porsche era eléctrico e chamava-se P1. Este carro era pouco mais do que uma carruagem sem cavalos, movida por um motor elétrico com potência equivalente a 3 cv.

porsche-electrico-p1-1

O nome P1 deriva de Porsche nº 1, e o código foi marcado pelo próprio Ferdinand em cada um dos componentes de madeira do carro. Contudo, o seu nome completo era “Veículo Elétrico Egger-Lohner, modelo C.2 Phaeton”.
Curiosamente, este carro projectado por Ferdinand Porsche, de apenas 23 anos, foi um dos primeiros veículos registrados na Áustria, no dia 26 de junho de 1898.

porsche-electrico-p1-2

O carro foi construído para a empresa Lohner-Werke, para a qual Porsche trabalhou durante os primeiros anos do século 20. Durante este seu período na companhia, que começou fabricando carroças convencionais, Porsche projectou vários carros, incluindo, anos mais tarde, um veículo com motor a gasolina e um motor elétrico com baterias reserva. Este seria basicamente um ancestral do que hoje chamamos de veículo híbrido!

porsche-electrico-p1-3

Embora este automóvel tenha quase 120 anos, o P1 traz alguns conceitos relativamente atuais, como o motor elétrico com autonomia muito boa para a época, falando-se em cerca de 80 km acelerando com moderação. O motor tinha um modo overdrive, em que a potência subia de 3cv para 5cv, permitindo atingir uma velocidade máxima de 35km/h.

porsche-electrico-p1-4

Não se sabe muito sobre a performance do carro para a época. Sabe-se ainda que venceu uma corrida de veículos eléctricos em 1899, ano da sua estreia oficial, na exposição automóvel de Berlim. Nem todos os carros terminaram a prova, mas o P1 deu 18 minutos de avanço ao segundo classificado.

porsche-electrico-p1-5

Foram construídos apenas quatro exemplares do P1, e o carro que consta das fotografias foi encontrado na Áustria, onde esteve guardado num estado muito bom desde 1902.

porsche-electrico-p1-6

A Porsche adquiriu este exemplar e vai agora exibi-lo no museu Porsche.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *