Pontos de carregamento móveis e de emergência

Publicado em 26 de Abril de 2011 |

Uma das coisas que poderá acontecer a um condutor de um carro eléctrico, é que as baterias fiquem sem carga e que possa ficar parado numa auto-estrada ou estrada longe de um carregador.

O mesmo problema pode acontecer a quem conduz um carro a gasóleo com mais de 1000km de autonomia. Uma desatenção, numa auto-estrada e tem que se chamar a empresa de manutenção para fornecer o combustível suficiente para chegar à bomba mais próxima.

Com os veículos eléctricos contudo, há duas hipóteses, ou o carro é rebocado até um ponto de carregamento ou se usa uma solução com a que mostramos aqui. Trata-se de um posto de carregamento móvel, que pode ser usado por clubes como o Automóvel Clube de Portugal, nas auto-estradas por empresas como a Brisa ou Ascendi, ou até por empresas de manutenção locais, para fornecer este serviço aos seus clientes.

Está solução foi desenvolvida pelo Club Assist, uma empresa Australiana que apresentou na conferência Electric Drive Transportation Association (EDTA) em Washington esta semana. Com este posto de carregamento móvel, qualquer carro eléctrico pode ser carregado durante algum tempo, para ter a energia suficiente para se deslocar até um posto de carregamento próximo ou para chegar até casa.

Este sistema é capaz de gerar cerca de 5kW, o que pode ser suficiente para carregar a maior parte dos veículos eléctricos actuais. Mas a empresa está já a trabalhar num outro sistema mais rápido e ecológico. A nova geração vai usar baterias de iões de lítio e uma conexão DC/DC com o protocolo CHAdeMO e em 5 a 10 minutos, poderá fornecer a carga suficiente para um carro eléctrico andar mais uns kilómetros até um posto de carregamento próximo.

Podemos não ver este tipo de equipamentos muitas vezes no futuro, nem chegar a necessitar deles, no entanto é sempre bom saber que existem e que podem ser adoptadas soluções deste tipo no nosso país para resolver os problemas que possam acontecer.

Para quem tem um carro eléctrico é sempre menos desgastante saber que pode resolver o problema de ficar sem carga de uma forma menos penalizadora.

Por outro lado, empresas e clubes como os referidos anteriormente podem publicitar este tipo de soluções no futuro, mostrando que dão o seu apoio e que fornecem o mesmo tipo de serviço para os condutores de veículos eléctricos.

2 Responses to Pontos de carregamento móveis e de emergência

  1. PAULO JORGE MOURA says:
    Acho muito bem até porque o veículo pode descarregar-se muito depressa!!!
  2. vilee says:
    É um sistema de “emergência/urgência” muito pouco útil, e bem que não é bom para o ambiente, pois nesse caso estamos a poluir a atmosfera, não com o motor do carro mas com o motor de um gerador a gasolina ou gasóleo, que por acaso até tem o habito de consumir muito mais combustível do que um motor com os mesmos cavalos de um automóvel.
    Mas é viável e aceitável, pois eu não queria ficar com as baterias descarregadas em pleno deserto, algures no Alentejo, num dia de temporal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *