Pneus para os carros elétricos: precisam de ser especiais?

Publicado em 29 de Novembro de 2017 |

Cada vez é mais comum encontrar carros elétricos e a curiosidade só vai continuar a crescer! Por ser uma tendência relativamente recente, o facto de o carro elétrico ser cada vez mais normal, levanta também muitas questões frequentes entre os condutores. Será que são precisas peças especiais? E os pneus, serão os mesmos que os carros “tradicionais”?

Neste artigo vamos desmistificar algumas ideias comuns sobre os pneus para os carros elétricos.

Posso usar os mesmos pneus comuns num carro elétrico?
Comecemos por uma das questões mais frequentes e à qual a resposta é não. Pela sua exigência e especificidade a nível de autonomia, os pneus precisam também eles de ser eficientes.

Os pneus ditos tradicionais absorvem cerca de 20% da energia produzida pelo carro em movimento. No caso de um elétrico, os pneus podem absorver até 40%! Os pneus desenhados especificamente para os carros elétricos foram pensados e projetos para reduzir esse consumo de energia e aumentar a eficiência do carro.

A escolha de uns pneus adaptados especialmente para os carros elétricos tem, assim, toda uma importância! Se os pneus dos carros tradicionais já são pensados para reduzir o consumo de combustível, no caso dos elétricos essa preocupação é ainda mais acentuada.

Informe-se sobre a qualidade e eficiência dos pneus no momento de compra, consultando empresas especializadas em pneus, como é o caso da pneus-outlet.pt.

A eficácia dos pneus num carro elétrico
Tal como outras peças de carros e acessórios, os pneus são uma peça fundamental para a segurança do veículo. Garantir que conduz com pneus de qualidade e totalmente adaptados ao seu carro é o que vai garantir que a sua condução é segura e confortável.

Comprar e equipar o seu carro elétrico com pneus especificamente projetos para ele, permite evitar problemas na estrada como derrapagens ou perda de controlo no carro. Os carros elétricos são também conhecidos por terem um poder de aceleração superior, sobretudo no arranque. A escolha de uns bons pneus também tem de passar por escolher uns que sejam resistentes e que não fiquem gastos rapidamente, devido a essas acelerações. Mas no caso dos carros elétricos, é preciso pensar numa coisa: no barulho!

No caso dos carros elétricos, também é preciso pensar numa outra coisa: no barulho! Contrariamente aos carros comuns, os carros elétricos são silenciosos. Ora, existe um barulho que é preciso tentar ao máximo eliminar: o barulho produzido pelos pneus na estrada! Se os pneus dos carros não tiverem qualidade, esse barulho pode ser acentuado e tornar a condução muito desagradável.

Conclusão
Se tem um carro elétrico, não se esqueça de o equipar com pneus de qualidade e adaptados a este tipo de veículo. Um carro elétrico tem vantagens a nível de economia de energia e silencio durante a condução. Essas vantagens só podem estar presente no seu máximo com a escolha de uns pneus adequados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *