Pneus com baixa resistência ao rolamento para carros elétricos

Publicado em 2 de Fevereiro de 2015 |

A Continental tem dois pneus no seu portfólio que são especialmente concebidos para veículos elétricos e híbridos. Ambos são fabricados com a designação Conti.eContact, mas cada um deles é direcionado para um sistema de transmissão específico. O Conti.eContact de 20 polegadas para veículos elétricos tem uma resistência ao rolamento impressionante, que é cerca de 30% mais baixa do que a verificada nos pneus convencionais. Os Conti.eContact de 17 ou 18 polegadas para híbridos podem oferecer “apenas” 20% menos de resistência ao rolamento, mas estes pneus também podem ser utilizado em carros potentes, como os SUVs.

Ao mesmo tempo, ambos os pneus com baixa resistência ao rolamento proporcionam um desempenho impressionante, tantos em piso seco como em piso molhado.

Assim, a Continental pode fornecer fabricantes de automóveis elétricos com pneus que podem, teoricamente, aumentar até 6% a autonomia dos seus modelos – um argumento que pode ajudar a convencer os condutores das vantagens da mobilidade elétrica. E, graças à sua reduzida resistência ao rolamento, os Conti.eContact para híbridos permitem que estes automóveis façam maiores distâncias no modo elétrico, o que não só é benéfico para o ambiente, como também reduz os custos de funcionamento. Os pneus da gama Conti.eContact já tiveram a aprovação da VW e da Renault e a Continental espera aprovações dos maiores fabricantes de automóveis alemães e europeus ao longo deste ano.

Nos Conti.eContact para veículos elétricos, o fabricante de pneus sedeado em Hanôver optou pelo conceito conhecido como “alto e estreito”. No caso das 20 polegadas, os pneus concebidos de acordo com este princípio possuem um diâmetro maior e são relativamente estreitos. Estas dimensões especiais, por si só, permitiram que responsáveis pela criação destes pneus conseguissem atingir uma redução significativa na resistência ao rolamento.

Conti 1404 7417 9673

No entanto, e para tentarem alcançar maiores poupanças, também examinaram separadamente cada componente deste pneu, procurando analisar a sua potencial contribuição para a resistência ao rolamento ideal.

Nas dimensões de 17 e 18 polegadas, o Conti.eContact para híbridos tem mais em comum com os pneus convencionais. Como também é adequado para as potentes SUV, à primeira vista até pode ser parecido com um pneu normal para SUV ou para um carro comum. Na verdade, e tal como no caso anterior, ao examinarem cada componente, os engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento conseguiram reduzir a resistência ao rolamento na ordem dos 20%.

O Conti.eContact para híbridos é o primeiro pneu Continental a obter classificação “A” na rotulagem de pneus da União Europeia no que diz respeito à resistência ao rolamento e às travagens em piso molhado. A Continental fabricou ambos os pneus em séries limitadas na sua unidade de produção de Sarreguemines, em França.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *