Pneu Goodyear para carros eléctricos

Publicado em 16 de Março de 2010 |

A Goodyear está também empenhada em desenvolver pneus para carros eléctricos e apresentou a sua última inovação: a nova versão do pneu EfficientGrip com resistência de rolamento extremamente baixa, desenvolvido para preencher os requisitos deste tipo de veículos.

O protótipo do EfficientGrip para carros eléctricos permite, segundo a Goodyear, uma melhor eficiência energética e níveis elevados de redução de ruído e travagem em pavimento molhado, e uma mobilidade continuada após furo ou perda completa de pressão do pneu, graças à tecnologia RunOnFlat.

O formato esguio em conjunto com o diâmetro mais largo, reduz os níveis de resistência de rolamento e um arraste aerodinâmico reduzido, diminuindo assim o consumo de energia.

A resistência de rolamento é causada principalmente pela perda de energia devida à deformação do pneu durante a condução. Menos deformação implica menor perda de energia e por isso menor resistência de rolamento.

Com base nisto, os engenheiros da Goodyear usaram as mais recentes tecnologias de simulação informática para analisar o potencial comportamento de deformação do pneu durante a condução. O diâmetro mais largo da jante reduz a quantidade geral de borracha necessária, ou seja, uma menor deformação do pneu durante a condução.

Assim, o diâmetro mais largo do pneu requer menos rotações para uma determinada distância, resultando em menor acumulação de calor, deformação do pneu e consequentemente um menor consumo energético.

4 Responses to Pneu Goodyear para carros eléctricos

  1. Vitor Santos says:
    Uma boa ideia.
  2. Daniel says:
    Se eles vão optar por essas características, tenho a sensação que a suspensão do carro vai ficar mais dura.

    Temos de adaptar todo o carro a esta nova realidade.

  3. Eva says:
    Penso que é uma boa ideia, apesar de~ainda não ter a certeza de que o que eles dizem ser inteiramente verdade.
  4. Eva says:
    Noo entanto concordo plenamente em diminuir o consumo energético.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *