Plugless Power: o recarregamento de veículos eléctricos sem fios

Publicado em 4 de Janeiro de 2010 |

A Evatran, uma empresa ligada a tecnologias verdes e que produz soluções de carregamento para veículos eléctricos, anunciou que pretende iniciar a produção em massa e comercialização do Plugless Power, um sistema de carregamento por proximidade.

Este sistema é o primeiro sistema de carregamento sem fios para veículos eléctricos e apresenta-se como uma solução universal e segura para o carregamento de veículos de forma mais facilitada.

Neste sentido a empresa contactou já uma consultora nas áreas de desing e desenvolvimento de produto, a Syncroness, para auxiliar na produção e comercialização deste produto.

A parceria entre as duas empresas prevê que durante os próximos 9 vezes o produto e processo de fabrico sejam desenvolvidos de modo a que este esteja disponível no mercado no último trimestre de 2010.

Funcionamento do Plugless Power

O Plugless Power liga o carregador das baterias do veículo eléctrico inductivamente à energia eléctrica. Este princípio de funcionamento da indução magnética tem já mais de 100 anos e esta na base do funcionamento do transformador eléctrico. Colocando-se um fluxo de corrente num circuito primário, irá provocar um fluxo de corrente também no circuito secundário. Com o Plugless Power a corrente passa de uma fonte para outra sem usar um cabo, permitindo o carregamento sem manusear qualquer tipo de equipamento. É como um transformador em que um dos circuitos está instalado no carro e outro na estação fixa.

São dois os componentes principais do sistema:

component1-vehicle-adapter 1. Um adaptador para o veículo, desenhado pelos engenheiros da Evatran especificamente para cada modelo de automóvel, dependendo das suas características eléctricas das baterias. Este sistema é permanentemente montado no veículo que usar o sistema.

component2-plugless-power 2. Uma base fixa que será colocada numa garagem ou parque de estacionamento, que alinha automaticamente com o veículo e que inicia o carregamento sempre que esteja na proximidade do veículo.

Não acontece nenhum fluxo de electricidade entre a base fixa e o veículo, permitindo assim uma segurança adicional, mesmo tendo em conta os grandes níveis de tensão a que funcionam estes sistemas de carregamento.

O carregamento dos veículos eléctricos torna-se mais simples, especialmente se considerarmos que em muitas situações os veículos terão que ser postos a carregar em parques lotados, ao ar livre com neve ou chuva ou em outras situações adversas. Neste caso o utlizador deixa de se preocupar em ter que carregar o carro todas as noites ligando-o à corrente, bastando estaciona-lo no local onde esta o sistema montado.

O grande inconveniente do sistema são algumas perdas de energia adicionais no processo, mas que não se traduzem num maior tempo de carregamento mas sim num gasto maior de energia da rede. A Evatran indica que o sistema tem uma eficiência de 90%.

O preço ainda não foi referido, no entanto a empresa apresenta este sistema como competitivo face a outros sistemas de carregamento convencionais existentes no mercado.

Mais informações sobre o sistema pode ser obtida em www.pluglesspower.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *