Pininfarina B0

Publicado em 2 de Setembro de 2009 |

O novo modelo de carro eléctrico produzido pelo grupo Francês Bolloré e a Pininfarina, poderá ter as primeiras entregas a acontecerem entre a primavera e verão próximos, conforme anunciado pelo presidente do grupo Francês, Vincent Bolloré.

“Pensamos que estaremos em condições de começar as entregas dos primeiros exemplares entre a Primavera e o Verão próximos”, afirmou Bolloré na sede do grupo que dirige, em Puteaux, numa conferência de imprensa em que apresentou os resultados do primeiro semestre da companhia.

Mais conhecida pelos «traços» de muitos modelos, particularmente da Ferrari, a Pininfarina uniu-se ao fabricante Francês de baterias Bolloré para colocar no mercado o B0 (lê-se Bzero), um modelo 100% eléctrico
O B0 é um interessante veículo eléctrico de cinco portas e quatro lugares que utiliza uma bateria de polímero de lítio de 30 KWh e um sistema de painéis solares instalados no tejadilho e capot. Segundo a empresa Italiana, a vida útil das baterias é de 200 mil km e podem ser totalmente recarregadas em algumas horas, em qualquer tomada doméstica. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é cumprida em apenas 6,3 segundos, enquanto a velocidade máxima está limitada a 130 km/h.

O B0 não produz qualquer tipo de emissões de dióxido de carbono e foi produzido com esses objectivos desde o inicio. As baterias estão alojadas por baixo do habitáculo do carro, entre os eixos, baixando assim o centro de gravidade e uma estabilidade maior.

2010-Pininfarina-B0-Front-And-Side-2

O processo de geração de electricidade que o carro usa é também bastante optimizado, tendo sido implementadas diversas soluções para aproveitar a energia do carro de forma optimizada. Por ex o B0 utiliza super-condensadores que permitem armazenar e reciclar a energia gerada durante a travagem. A aceleração e autonomia. De forma similar, o tejadilho do carro está coberto de painéis solares que ajudam a gerar energia para algum do equipamento do carro. Os próprios materiais da carroçaria e interior foram escolhidos com bastante cuidado de forma a gerar o mínimo impacto para o ambiente. Tudo é reciclável e reutilizável.

LMP: tecnologia revolucionária para baterias

No coração de qualquer carro eléctrico as baterias tem um papel importante. O grupo Bolloré é constituído por diversas empresas que facturam anualmente 10 biliões de dólares e empregam mais de 35.000 pessoas. Nos últimos 30 anos o grupo destacou-se na produção de condensadores. Com o know-how adquirido ao longo dos anos, uma das empresas do grupo desenvolveu baterias de polímero de lítio. As baterias podem ser recarregadas em algumas horas e não necessitam de qualquer tipo de manutenção e tem um tempo de vida útil de cerca de 200.000km.

A Pininfarina espera iniciar a produção deste modelo no final de 2009. Já o volume de unidades a serem produzidas dependerá da disponibilidade das baterias. Os preços não foram divulgados.

One Response to Pininfarina B0

  1. Robin dos Bosques says:
    “…poderá ter as primeiras entregas a acontecerem entre a primavera e verão próximos…”. Esta notícia é de 2009. O carro tem uma estética apelativa e a inovação do tejadilho elétrico. É caso para perguntar: QUEM ANDA A TRAMAR OS VEÍCULOS ELÉTTRICOS HÁ 3 ANOS?!? Serão os “senhores do petróleo” que não querem ficar sem MAMA?!? Será que são os governos que não querem ficar sem a MAMA dos impostos?!? Só em Portugal os nosso desgovernos ROUBA-NOS mais de 60% em cada litro, mais outros como as revisões onde vão buscar mais 23% de IVA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *