Peugeot iOn

Publicado em 5 de Maio de 2011 |

Todo arredondado, com um pequeno capot encurvado que se prolonga por um grande para-brisas inclinado e grandes superfícies vidradas, o iOn inspira de imediato grande simpatia. O seu aspecto dinâmico e único, associado à sua tecnologia, valoriza o seu condutor ao transmitir uma imagem de citadino moderno.

O iOn foi idealmente concebido para a cidade e arredores: com uma direcção assistida eléctrica e um raio de viragem notável, o iOn circula facilmente no trânsito e pode atingir a velocidade máxima de 130km/h em auto-estrada. Ágil, manejável e compacto, 3,48m de cumprimento e 1,47m de largura, adapta-se aos inconvenientes do espaço no meio urbano. Graças à sua arquitectura alta e À sua distância entre eixos de 2,55m, a sua habitabilidade generosa permite que 4 adultos se instalam confortavelmente a bordo.

O iOn propõe uma concepção nova e mais adaptada à nova mobilidade urbana e peri-urbana. À sua compacidade e às vantagens inerentes à tecnologia eléctrica, que são o conforto sonoro e a ausência de emissões poluentes e de CO2 na fase de rodagem, podemos adicionar a autonomia da bateria que foi concebida para se adaptar perfeitamente às utilizações e necessidades reais da mobilidade. Graças à sua bateria de iões de lítio e à optimização da recuperação de energia, a autonomia pode atingir 150 km, o que corresponde em utilização real a uma autonomia suficiente e mais adaptada, uma vez que 90% dos trajectos quotidianos são inferiores a 60 km.

Carga rápida em 30min e carga normal em 6 horas
A carga do iOn foi concebida de forma a ser simples, rápida, flexível e para se adaptar às suas limitações de tempo e de lugar. A carga rápida permite recarregar a bateria a 80% em 30 minutos, 50% em 15 minutos e 25% em apenas 5 minutos.

A carga faz-se a partir de uma estação de carregamento específica que fornece corrente contínua de alta intensidade, em espaços públicos, estações de carga, parques de estacionamento públicos ou privados.

Em Portugal, a rede de carregamento para veículos eléctricos é já uma realidade. A existência de postos de carregamento na via pública permitirá repor os níveis de energia, de uma forma simples e cómoda.

Imagine não ter que procurar uma estação de serviço para abastecer. Pode carregar o seu automóvel simplesmente em sua casa ou na sua empresa e ainda nos parques de estacionamento e nos espaços públicos equipados com este sistema.

A carga faz-se utilizando o cabo fornecido e é automaticamente interrompida quando a bateria fica carregada. Para o carregamento doméstico, deverá solicitar a verificação por um técnico especializado da sua instalação eléctrica quanto à conformidade com as normas em vigor.

Posto de condução
O posto de condução oferece também novas características específicas da energia eléctrica: o painel de instrumentos inclui um indicador do nível de carga da bateria e um indicador de consumo/geração de energia que apresenta instantaneamente o nível do consumo ou a recuperação de energia efectuada. Estes indicadores assinalam progressivamente a necessidade de uma carga a partir de 2 traços (cerca de 15% de energia restante).

Além das informações habituais, o computador de bordo indica uma autonomia calculada a partir das condições de condução constatadas ao longo dos últimos quilómetros percorridos.

Multimédia
O iOn inclui um rádio com leitor de CD compatível com MP3 e uma tomada USB compatível com iPod. A função Bluetooth® permite telefonar com toda a segurança e ouvir a música que tem armazenada no seu telemóvel. O iOn está ainda equipado com 2 tweeters no painel de bordo e 2 altifalantes nas portas dianteiras, para proporcionar uma acústica bem repartida pelo habitáculo.

Navegação Garmin
Disponível como acessório, este sistema de navegação móvel que tem um local próprio no painel de bordo para ser instalado, fornece orientação, informações sobre o trânsito e pesquisa em função dos temas de interesse (restaurantes, hotéis…).

Peugeot Connect SOS e Assistance
O iOn disponibiliza-lhe os serviços Peugeot Connect que lhe garantem uma viagem mais segura. Numa situação de emergência ou se necessitar de assistência em viagem, conte com a Peugeot para lhe encaminhar o auxílio mais adequado.

Segurança
O iOn está equipado de série com o sistema ESP que reúne as funções de anti-bloqueio das rodas (ABS), de repartição electrónica da travagem (REF) e de ajuda à travagem de emergência (AFU). A travagem é assegurada pela combinação do travão do motor eléctrico que consegue uma importante recuperação de energia do travão hidráulico, proporcionando sensações comparáveis às de um veículo com motor a gasolina ou diesel.

Graças à arquitectura alta do iOn, o conjunto dos elementos que constituem a bateria foi instalado debaixo do chão entre os dois eixos, contribuindo assim para uma boa estabilidade dinâmica e para a sua protecção em caso de colisão.

Peugeot Connect SOS
O PEUGEOT CONNECT SOS é um serviço de chamada de emergência geolocalizada disponibilizado pela Peugeot para si. Este serviço está à sua disposição 24h por dia, 7 dias por semana e sem encargos mensais. Ao enviar os socorros mais adequados sempre que a situação assim o exige, o PEUGEOT CONNECT SOS faz com que ganhe preciosos minutos.

Em caso de accionamento dos airbags ou dos cintos de segurança pirotécnicos, a chamada de emergência é efectuada automaticamente. O serviço PEUGEOT CONNECT SOS localiza, então, o seu automóvel, entra em contacto telefónico consigo no seu idioma e solicita, se necessário, o envio das entidades de assistência competentes.

Peugeot Connect Assistance
Este serviço coloca-o em contacto directo com a PEUGEOT ASSISTANCE, informando ao teleoperador a geolocalização precisa do veículo, sendo feita uma primeira análise técnica à distância.

Com um simples gesto – premir o botão Peugeot – acede à plataforma PEUGEOT ASSISTANCE. Graças às informações enviadas em simultâneo pelo veículo (posição GPS, número de série do veículo,quilometragem, alertas mecânicos,…), a PEUGEOT ASSISTANCE pode agir de forma rápida e eficaz enviando um serviço de desempanagem para o local onde se encontra. Os serviços PEUGEOT CONNECT SOS e ASSISTANCE estão disponíveis em 10 países europeus, onde se inclui Portugal.

[tabcontainer] [tabtext] Motor [/tabtext] [tabtext] Bateria [/tabtext] [tabtext] Performances [/tabtext] [/tabcontainer] [tabcontent]

Tipo: eléctrico reversível síncrono de ímanes permanentes

Disposição no veículo: à frente do eixo traseiro

Peso: 65 kg

Potência contínua: 35 kW

Potência máx. / rpm: 49 KW (67cv) das 2500 às 8000 rpms

Binário contínuo: 65 Nm

Binário máx. / rpm: 180 Nm das 0 às 2500 rpms

Regime máximo: 8000 rpms

Reservatório: na frente

Radiador: à frente sob o capot

Tipo: Iões de lítio óxido de magnésio

Capacidade: 16kWh

Número de células em série: 88

Capacidade de uma célula: 0,187 / 3,75 kWh

Tensão máxima de uma célula: 4,1V

Tensão mínima de uma célula: 2,75 V

Peso de uma célula: 1,8 kg

Peso do pack bateria com protecções e cobertura estanque: 230 Kg

Recarga

Normal em tomada doméstica: 100% em 6 horas – alimentação alternada 220V

Rápida num posto específico: 80% em 30min – alimentação continua 330V

Recuperação de energia na desaceleração: motor em modo de gerador

Velocidade máxima: 130km/h

Autonomia ciclo NEDC: 150km

Acelerações

0 – 400 m: 20,7s

0 – 1000 m: 37,3s

0 – 100 km/h: 15,9s

Recuperações

30 – 60 km/h: 3,5s

80 – 120 km/h: 13s

[/tabcontent]

Oferta completa de mobilidade

PEUGEOT CONNECT ELECTRIC: Enquanto carrega a bateria do seu iOn, consulte o nível de carga no seu smartphone ou computador. Pode assim ficar a saber quando o carregamento terminar.

EXTENSÃO DE GARANTIA: Prolongue a duração da sua garantia contratual de 1 a 3 anos e acrescente serviços de assistência completos para enfrentar todos os imprevistos. Escolha com toda a liberdade a quilometragem associada à duração.

GARANTIA: A Peugeot oferece uma garantia de 2 anos para o seu iOn (quilometragem ilimitada) e ainda uma garantia de mais 3 anos (quilometragem limitada a 50 000 km) para baterias e elementos da corrente de tracção.

ASSISTÊNCIA ALARGADA iOn: Na subscrição de um Contrato de Manutenção Programada, irá beneficiar igualmente de uma assistência alargada iOn que cobre os casos de imobilização por perda de chaves ou no caso de estas ficarem no interior do automóvel bem como as dificuldades inerentes a um pneu furado. É igualmente oferecida uma assistência em caso de descarga da bateria (reboque do veículo até ao domicílio ou para o local de trabalho num raio de 30 km e o pagamento dos custos do táxi até ao máximo de 60€.

Peugeot MU: consultar o artigo sobre o programa Peugeot MU.

[learn_more caption=”Equipamento Peugeot iOn”] Segurança

ABS com repartidor electrónico de travagem (REF)

Ajuda à travagem de emergência

Airbags frontais (passageiro com sistema de neutralização)

Airbags laterais

Airbags de cortina para os lugares dianteiros e traseiros

Cintos de segurança dianteiros com pré-tensores e sistema de limitação de esforço

Direcção assistida eléctrica

ESP – Electronic Stability Program

Fixações Isofix 3 pontos no banco traseiro

Conforto

Acendimento automático dos faróis (médios)

Apoios de cabeça nos bancos dianteiros e traseiros reguláveis em altura

Ar condicionado eléctrico com modo automático

Bancos dianteiros reguláveis longitudalmente e em inclinação

Banco do condutor regulável em altura

Banco traseiro com encosto rebatível 50/50

Bolsas de arrumação nas portas dianteiras

Conta-quilómetros digital

Computador de bordo

Desembaciador do óculo traseiro

Faróis de nevoeiro

Ficha de carregamento standard (segurança modo 2)

Fecho central das portas com comando à distância

Indicador de carga da bateria

Limpa-vidros dianteiro com intermitência variável

Limpa-vidros traseiro com lava-vidros

Luz de cortesia ao centro

Palas de sol com espelho de cortesia, condutor e passageiro

Porta-luvas fechado

Regulação eléctrica da altura dos faróis

Retrovisores exteriores eléctricos e rebatíveis electricamente

Retrovisores exteriores em preto lacado

Tapetes nos lugares dianteiros e traseiros

Tomada de 12V

Vidros dianteiros e traseiros com comando eléctrico

Volante de 3 raios

Volante e punho da alavanca da caixa velocidades em couro

Estética

Faróis traseiros de LED vermelhos

Pára-choques na cor da carroçaria

Puxadores das portas na cor da carroçaria

Vidros traseiros e óculo traseiro escurecidos

Jantes em liga leve de 15”

Equipamento de Áudio e Telemática

Rádio CD MP3 “RDE” com bluetooth, tomada USB e 4 altifalantes

Peugeot Connect Box – Peugeot Connect SOS + Peugeot Connect Assistance

[/learn_more]

Preço: 36350,00€. Este preço não inclui o incentivo do estado.

3 Responses to Peugeot iOn

  1. jose loureiro says:
    Só e pena ter pouca autonomia, gostaria de ter um
  2. vieira dias says:
    Mais um pouco a acrescentar às vantagens da mobilidade eléctrica ;tanto fez matrícula par ou ímpar …
  3. joao says:
    e o aluguer das baterias?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *