Parque de estacionamento com painéis solares

Publicado em 23 de Outubro de 2009 |

Algumas das empresas de tecnologia mais importantes do mundo, estão a desenvolver acções que visam a construção de parques de estacionamento que fornecem energia eléctrica, não só para as necessidades normais dos edifícios, como também proporcionam a possibilidade de implementar pontos de carregamento para veículos eléctricos.

A Dell, fabricante de computadores, terminou a construção de um parque de estacionamento, cujas coberturas são painéis solares. Este parque, num dos escritórios principais da empresa em Round Rock no Texas, fornece energia para as instalações mas também para pontos de carregamento para veículos. Esta infra-estrutura é capaz de produzir 131000 kWh por ano. Este sistema é composto por 516 painéis solares individuais que protegem ainda 56 carros do sol.

Parque com paineis solares e estações de carregamento para VE

Parque com paineis solares e estações de carregamento para VE

A Google também irá construir parques de estacionamento deste tipo nos seus escritórios. O projecto a nível global envolve nada mais, nada menos do que 9000 painéis solares, um terço dos quais irá ser colocado em parques de estacionamento, sendo que os restantes serão colocados no topo dos edifícios. O sistema é capaz de produzir 1.6 MWh pode fornecer energia eléctrica para 1000 casas, mas apenas consegue fornecer 30% das necessidades eléctricas do Google. Para a empresa, este é mais um sinal do compromisso com o ambiente que a Google tem. As infra-estruturas dos parques de estacionamento facilitam também a montagem dos painéis solares, quando comparado com a instalação no topo dos edifícios.

Estes parques estão a ser construídos com parcerias entre a Envision Solar, Coulomb Technologies, Axion Power International e SAPA.

Os parques para além da sua utilidade, são ou podem ser bastante agradáveis em termos de design. Neste caso não há dúvidas que o fornecimento de energia eléctrica pode ser mesmo proveniente de fontes de energia renováveis e limpas.

Segue-se um video da Envision Solar bastante esclarecedor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *