Os eléctricos em Pikes Peak

Publicado em 13 de Agosto de 2012 |

Este fim-de-semana, tal como estava previsto, realizou-se a subida de Pikes Peak. Tratava-se de uma das provas mais esperadas do ano, em especial para se ver o desempenho dos veículos eléctricos, com as participações deste tipo de veículos a aumentarem este ano.

O vencedor para a categoria dos carros eléctricos foi a Toyota com o o TMG EV P002, que conseguiu completar os 20 km da prova com um tempo de 10 min e 15s, a uma velocidade média de 112,9km/h. Este resultado ficou muito próximo do vencedor absoluto, o Hyundai Genesis Coupe de Rhys Millen, que percorreu o mesmo traçado em 9 min e 46s.

O vencedor do ano passado, Nobuhiro Tajima, também participava com um carro eléctrico, mas não conseguiu finalizar a prova devido a um incêncido no seu E-Runner.

A segunda posição na categoria dos eléctricos foi para o Mitsubishi- i-MiEV Evolution, uma versão com 325cv que pouco tem que ver com a original. Este carro tinha até protagonizado um acidente nos treinos, ao qual já tínhamos feito referência. O Tempo do Mitsubishi foi de 10min e 30s.

A terceira posição foi para um carro artesanal de Elias Anderson, com um tempo de 11 minutos exactos.
Finalmente, um carro no qual depositávamos algumas esperanças era o BMW M3 eléctrico, mas que conseguiu apenas um tempo de 11min 58s, ficando na 56ª posição da geral.

A evolução face ao ano passado foi muito grande. Foi um Nissan Leaf que venceu a categoria em 2011, com um tempo de 14min e 33s, muito mais do que a maior parte dos tempos deste ano. Referência ainda para o facto de que ficaram colocados dois carros eléctricos no top 10 da geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *