Opel Ampera Concept

Publicado em 3 de Junho de 2009 |

O revolucionário Opel Ampera, equipado com o sistema de propulsão eléctrica Voltec, já fez a estreia e apresentação no Salão Automóvel de Genebra. Carl-Peter Forster, Presidente da GM Europe, anunciou que a produção do novo automóvel eléctrico com extensor de autonomia da marca alemã deverá arrancar no final de 2011.

Trata-se de um automóvel com cinco portas e quatro lugares, além de possuir uma bagageira de grande capacidade, o Ampera é influenciado por várias linhas de estilo dos inovadores protótipos Flextreme e GTC Concept que a Opel desenvolveu. A tracção do Ampera é sempre eléctrica, a qualquer momento e a qualquer velocidade. Em viagens até 60 km, o motor eléctrico é alimentado com a electricidade armazenada na avançada bateria de iões de lítio de 16 kWh. Quando o Ampera circula com electricidade fornecida apenas pela bateria, não produz quaisquer emissões.

Contudo, o Ampera está equipa com o extensor de autonomia, que entra automaticamente em funcionamento quando a carga da bateria se esgota. Nessa altura, um motor-gerador a gasolina (ou etanol E85) passa a fornecer ininterruptamente electricidade para alimentar o motor eléctrico e, simultaneamente, recarregar a bateria. Neste modo de funcionamento o Ampera alarga a sua autonomia para 500 km. A bateria pode ser recarregada através de uma vulgar tomada eléctrica doméstica de 230V.

Tendo por base os preços do combustível, a Opel calcula que um quilómetro percorrido pelo Ampera em modo de propulsão eléctrica custará cerca de cinco vezes menos por comparação com um veículo a gasolina convencional. A bateria do Ampera será fabricada pela GM na primeira unidade de produção de baterias de iões de lítio operada pela GM nos Estados Unidos. A bateria é formada por mais de 220 células de iões de lítio dispostas em ‘T’, oferecendo grande potência. O sistema de propulsão do Ampera, que é praticamente silencioso, gera 370 Nm de binário instantâneo, o equivalente a 150 cv. Graças a isso, o primeiro Opel eléctrico acelera dos 0 aos 100 km/h em cerca de 9 segundos e pode atingir uma velocidade máxima de 161 km/h. O Ampera é o equivalente europeu do Chevrolet Volt.

“A propulsão eléctrica não tem a ver apenas com ecologia. A motorização eléctrica é também sinónimo de muito prazer de condução. O binário instantâneo, e silencioso, de 370 Nm que está à disposição sob o pedal do acelerador, dá a impressão de estarmos a voar”, dizem os responsáveis pela Opel.

O novo automóvel eléctrico da Opel possui um perfil baixo e dinâmico, agressivo, mais acentuado na dianteira e na retaguarda. O novo logótipo da Opel está em evidência na grelha frontal, e está integrado com barras cromadas, tanto à frente como na traseira. As entradas de ar verticais situadas nos extremos do pára-choques traseiro não só conferem ao Ampera um visual original como são vitais para criar um elemento de separação de ar que é decisivo para o desempenho aerodinâmico altamente eficiente.

O Ampera oferece o espaço, o conforto e os equipamentos que os utilizadores esperam encontrar num automóvel com cinco portas, quatro lugares e uma bagageira com capacidade de 301 litros. Os elementos que mais captam a atenção são pormenores como a integração da alavanca da caixa de velocidades na consola central, dois visores de informações e um sistema de informação e entretenimento sensível ao toque.

«O Opel Ampera demonstra, mais uma vez, que a GM lidera no domínio da electrificação do automóvel», afirmou Carl-Peter Forster. «O nosso revolucionário sistema de motorização eléctrica, denominado Voltec, é o tipo de tecnologia inovadora de que a indústria automóvel precisa para responder aos desafios energéticos e ambientais».

Segue-se uma completa galeria de imagens do Ampera onde se podem ver detalhes realmente impressionantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *