O som dos carros do futuro

Publicado em 5 de Abril de 2012 |

Toda a temática da necessidade ou não de os carros eléctricos produzirem ruído, ainda que só para alertar os peões, tem estado na ordem do dia. Muitos fabricantes estão com projectos nessa área e tentam desenvolver várias sons, para identificar o que melhor se adequa aos seus veículos.

A Audi, tal como outras marcas, está a trabalhar nesse sentido. Rudolf Halbmeir, é um dos técnicos da Audi que está a fazer desenvolvimentos nessa área. Ele é um engenheiro de som que no teclado da sua workstation, tem feito investigação e desenvolve o som que vai “equipar” os Audi e-tron. A sua workstation está também equipada com o equipamento de som e também um pedal, que permite simular as condições de utilização do carro, fazendo variar o som com a rotação do motor.

O Audi R8 e-tron que se pode ver no filme, está equipado com altifalantes que reproduzem o som, principalmente para os peões que circulam nas cidades.

O som produzido tem em conta a velocidade do carro, a rotação do motor, a carga do veículo, etc e tudo isso contribui para que o som varie ao milésimo de segundo.

Cada um dos carros da gama e-tron terá contudo um som diferente, que o individualizará dos restantes veículos da gama.

2 Responses to O som dos carros do futuro

  1. Essiemme says:
    Isto é mais um dos fascínios desta nova tecnologia…

    Vai ser bastante curioso poder definir o som que o carro produz…

  2. Pádua says:
    Quanta bateria vai gastar para fazer barulho!!!! espero que tenham a inteligência de incluir detectores de “cidade”, de que serviria o ruído numa estrada ou autoestrada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *