Novos dados sobre o Rinspeed UC?

Publicado em 16 de Fevereiro de 2010 |

Já tínhamos feito referência em Dezembro ao Rinspeed UC, tendo na altura sido revelados alguns pormenores deste conceito de mobilidade urbana. Agora o estúdio de design Suiço revelou mais pormenores do Rinspeed UC, antes do Geneva Motor Show.

O UC?, cujo nome advém da combinação dos termos “Urban Commuter” e “You see?” mede 2,5 metros de comprimento, integra um motor eléctrico com 124 Nm de binário, tem uma autonomia de 120 quilómetros e pode alcançar uma velocidade máxima de 110 km/h. As baterias são de iões de lítio e são fabricadas pela LiTec, uma joint-venture entre a Evonik e a Daimler AG.

Apresenta a particularidade de poder ser comandado através de um joystick force-feedback, em vez de um volante, à semelhança dos jogos de computador. Outra característica do UC? É que pode ser estacionado de forma perpendicular, conceito em que o Smart foi pioneiro. Mas no UC? O conceito foi mais longe, já que a Rinspeed desenvolveu um sistema para permitir que o UC? possa ser transportado de comboio, permitindo a circulação entre cidades. O comboio seria também ele movido a electricidade, mantendo-se conceito de zero emissões na mobilidade. Desta forma combina-se a mobilidade a propriedade do transporte principal, com a utilização dos transportes públicos. A reserva de bilhetes pode ser feita do interior do carro, que para além de ligação à internet 3G permanente, possui tecnologia VoIP2Car, Video Chat, vídeo conferência, email e muitas outras funcionalidades.

Esteticamente o Rinspeed UC? é uma mistura de Smart com Fiat 500. No interior a estética é muito original e mostra uma qualidade acima da média com algumas soluções muito interessantes.

Outra das curiosidades do UC? encontra-se nas jantes de 17 polegadas, que ao pesarem apenas 6,2 kg cada, contribuem para o baixo peso do veículo. As jantes são fabricadas pela empresa AEZ e os Pneus são ecológicos e na medida 195/40 R17 a cargo da Pirelli.

A Rinspeed trabalhou com outros parceiros e fornecedores de forma a resolver alguns problemas característicos dos veículos eléctricos, nomeadamente um sistema que permite o aquecimento rápido em apenas 30s com grande eficiência. A Rafi desenvolveu o Joystick force-feedback, a Paravan o sistema Space Drive (Drive-by-wire), mas muitas outras empresas participaram no projecto.

A empresa suíça acredita no sucesso deste pequeno citadino, estando actualmente em conversações com algumas empresas com vista à sua produção em série a curto prazo.

Muito mais haveria que dizer sobre o Rinspeed UC?, mas eventualmente será dado destaque a algumas particularidades em próximos artigos. Seguem-se as imagens do Rinspeed UC?

2 Responses to Novos dados sobre o Rinspeed UC?

  1. nunocabral says:
    O carro esta fantantico.. mas a ideia do joystik.. não sei não.. não me estava a ver por aí a conduzir de joystik.. de parabens está o i-miev! venha ele! 🙂
  2. Vitor says:
    Só falta começar a produzir em massa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *