Novidades no Nissan Leaf

Publicado em 3 de Dezembro de 2011 |

A Nissan apresentou duas novidades tecnológicas com o seu modelo eléctrico Leaf, que estarão disponíveis dentro de algum tempo no mercado. Uma delas é possibilidade de utilização do automóvel como fornecedor de energia eléctrica ao lar do seu proprietário, a outra é a possibilidade de carregar as baterias por indução, ou seja, sem ligação por cabo.

A tecnologia de carregamento wireless só deverá estar disponível em 2013, tendo de ser encomendada como opção, no acto de compra do Leaf, já que não pode ser instalada nos carros já construídos e comercializados. O sistema passa por um dispositivo instalado no chão, que pode até ser ao ar livre, sem qualquer cobertura, sobre o qual se estaciona o automóvel. Depois, através de uma app de um smartphone, pode iniciar-se o processo de carregamento das baterias que dura as mesmas oito horas do carregamento com um cabo ligado à ficha doméstica.

Por outro lado, a funcionalidade de utilizar o Leaf como fornecedor de energia eléctrica deverá estar disponível, no Japão, já no final do próximo ano. A Nissan explica que “o consumo médio diário de um lar nipónico é de 10 a 12 kW pelo que os 24 kW armazenados na bateria do Leaf seriam suficientes para abastecer uma casa durante dois dias”. Este sistema foi bastante falado depois do maremoto que assolou a costa oriental Japonesa.

O objectivo é que o carro alimente a casa durante as horas em que a tarifas eléctricas são mais caras, recarregando as baterias durante a noite quando a energia é mais barata, de forma a reduzir a factura energética de um lar até 50%. Esta tecnologia, denominada Home Smart Charging obrigará, contudo, à compra de controlador de corrente que, numa primeira fase, poderá custar quase 4000 euros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *