Nova bateria de iões de lítio pode durar mais de 25 anos

Publicado em 13 de Junho de 2013 |

Investigadores alemães anunciaram o desenvolvimento de uma nova bateria para automóveis eléctricos que pode durar mais de 25 anos, sendo capaz de manter até 85% da sua capacidade original durante 10 mil ciclos completos de recarga!

Desenvolvida pelo Centre for Solar Energy and Hydrogen Research Baden-Wuttemberg, a nova tecnologia e é mais um passo em frente para a viabilidade de mobilidade eléctrica. Hoje, estas baterias duram, em média, cerca de 10 anos, dependendo das condições de uso. Se estendermos o prazo por mais 15 anos, a compra do veículo eléctrico a pensar no longo prazo faz ainda mais sentido.

baterias-25anos

Segundo o Solar Server, a nova bateria tem uma densidade de 1,1 mil watts por quilograma, cerca de quatro vezes o que possuem as actuais baterias convencionais. Teoricamente, um veículo eléctrico com estas baterias poderia não só ser carregado todos os dias, ao longo de 27,4 anos, mas também manter um bom desempenho. Hoje, considera-se que a vida útil da bateria chegar ao fim quando ela perde 20% da sua potência máxima.

A bateria ainda está em fase de laboratório, sendo que o próximo passo é desenvolver protótipos maiores juntamente com outros parceiros da indústria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *