A Nissan revela a nova imagem do seu táxi para Londres

Publicado em 11 de Janeiro de 2014 |

A Nissan revelou a nova imagem do seu Táxi para Londres, concebido para o tornar imediatamente reconhecível como um dos icónicos táxis pretos da capital britânica. Baseado na bem-sucedida plataforma polivalente do NV200, este Nissan foi inicialmente revelado em Agosto de 2012 como uma nova, arrojada e empolgante visão para o famoso London Hackney Carriage. Em resposta às reacções obtidas do gabinete do Presidente da Câmara de Londres, da Transport for London e de outras organizações chave que deram o seu apoio ao novo táxi, a Nissan redesenhou o veículo de forma a melhor reflectir a natureza icónica do tradicional táxi preto londrino.

O recém-apresentado táxi da Nissan foi desenvolvido para Londres e em Londres, pelo Centro Europeu de Design da Nissan (NDE – Nissan Design Europe), em Paddington, o mesmo centro responsável pela concepção do Qashqai e do Juke, entre outros modelos da marca.

113311_1_5

O novo táxi será lançado em Dezembro de 2014 com um motor moderno e «limpo» de 1,6 litros a gasolina equipado com uma caixa de velocidades automática. Além disso, a Nissan lançará em 2015 uma versão eléctrica de emissões zero do táxi NV200.

A Nissan já tem um valioso historial no sector dos táxis em Londres. O seu motor a diesel TD27 de 2,7 litros equipou os táxis pretos FX4 ‘Fairway’ e TX1 durante os anos 80 e 90 e angariou uma boa reputação quanto a fiabilidade e durabilidade. Ao desenvolver o Táxi para Londres NV200, a Nissan assegurou que o mesmo cumpre os rigorosos regulamentos da TfL que regem os Hackney Carriages, incluindo o exigido raio de viragem de apenas 25 pés (7,6 metros).

113315_1_5

O táxi para Londres NV200 faz parte do programa global de táxis da Nissan, o qual inclui Nova Iorque, Barcelona e Tóquio. O design da versão de Londres é específico, reflectindo a herança dos táxis pretos de Londres.

Entre as alterações específicas que foram realizadas na frente do táxi NV200 incluem-se:

  • Faróis redondos e uma grelha remodelada que espelha a imagem tradicional do táxi preto
  • Iluminação LED de forma a melhorar a visibilidade do tradicional sinal de táxi
  • Painéis do pára-choques dianteiro completamente novos

O Gestor para a Excelência no Design da NDE, Darryl Scriven, declarou: «Tendo já ultrapassado os desafios técnicos relativos ao desenvolvimento de um Hackney Carriage para Londres em Agosto de 2012, concentrámos agora os nossos esforços em tornar o o NV200 facilmente identificável. O gabinete do Presidente da Câmara e os taxistas pretendiam que mantivéssemos o carácter do Hackney Carriage, tornando-o em algo de que as pessoas da cidade se pudessem orgulhar».

«Os principais desafios consistiam em fazer com que os clientes conseguissem facilmente reconhecê-lo como um táxi», continuou. «Estando em Londres, foi-nos possível ir para a rua e falar com os taxistas acerca do que eles consideravam importante, bem como olhar para o veículo do ponto de vista do cliente. Para nós, não é comum podermos trabalhar em algo tão específico quanto isto, para uma localização em concreto, e estamos muito orgulhosos por nos ter sido solicitado que o fizéssemos».

Andy Palmer, Director de Planeamento e Vice-presidente Executivo da Nissan Motor Corporation, declarou: «Desde que lançámos o nosso Táxi para Londres em Agosto de 2012, trabalhámos em estreita colaboração com o gabinete do Presidente da Câmara, com investidores associados e outros interessados, com vista a garantir que o novo táxi da Nissan não só sobe a fasquia para os condutores e passageiros, mas é também imediatamente reconhecível, tal como os seus lendários antecessores. Simultaneamente, os nossos engenheiros no Centro Técnico da Nissan Europa em Cranfield, Bedfordshire, continuaram a trabalhar no táxi, realizando testes reais nas ruas de Londres».

A Nissan pretende colocar à venda em Dezembro de 2014 o Táxi para Londres NV200. Aquando do lançamento, o novo táxi estará disponível com um motor a gasolina de 1,6 litros a gasolina equipado com uma caixa de velocidades automática. Em comparação com os actuais táxis a diesel de Londres, este motor será muito mais limpo, com níveis mais baixos de emissões de NOx e de partículas.

O grupo Glyn Hopkin de concessionários oficiais da Nissan foi indicado como revendedor exclusivo para o Táxi para Londres NV200 da Nissan, contando com uma sala de exposição ultramoderna, construída para o efeito, localizada no Canary Wharf.

A Nissan está também a construir o futuro com o seu trabalho pioneiro no campo da mobilidade sustentável, desenvolvendo um táxi 100 por cento eléctrico – o e-NV200 – que pretende ter nas ruas de Londres alguns anos antes de 2020, que é o ano-objectivo do Presidente da Câmara de Londres para o desenvolvimento de um táxi de emissões zero. O táxi eléctrico da Nissan estará nas ruas de uma cidade do Reino Unido já em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *