Nissan LEAF vai tentar estabelecer recorde mundial

Publicado em 30 de Agosto de 2013 |

A Noruega irá receber a maior concentração de sempre de veículos eléctricos em movimento, numa tentativa de estabelecer um novo Recorde Mundial

Os proprietários noruegueses do Nissan LEAF foram convidados pela União de Veículos Eléctricos (Electric Vehicle Union, EVU) e Associação de VE (Veículos Eléctricos) da Noruega para participarem no próximo sábado, 31 de Agosto, na tentativa de alcançar um Recorde Mundial em Oslo, a capital mundial não oficial de VE. A tentativa de recorde na Noruega deve-se ao facto de este ser o mercado número um para o Nissan LEAF, bem como para outros veículos eléctricos.

As duas organizações norueguesas de VE estão a planear aquilo que se espera ser a maior concentração de VE em simultâneo no mesmo local, sendo precisos mais de 225 veículos para estabelecer um novo recorde mundial. Juntamente com os clientes participantes, o conselho municipal de Oslo irá receber 1.000 veículos eléctricos para adicionar à sua frota municipal durante os próximos três anos, sendo que boa parte deles serão o novo Nissan LEAF.

O percurso parte de Maridalen, nos arredores de Oslo e termina às portas da Câmara Municipal de Oslo e para se estabelecer o recorde é necessário que todos os automóveis se desloquem em simultâneo ao longo de uma secção de 5 km de um percurso determinado. A monitorização da tentativa será efectuada por dois aviões com câmaras.

Embora aberto a todos os veículos eléctricos, espera-se que o veículo eléctrico mais vendido em todo o mundo, o Nissan LEAF, componha a maioria dos automóveis participantes. A todos aqueles que aderirem à iniciativa será atribuído um certificado oficial de participação.
O Nissan Pop-up Café está já em actividade na cidade funcionando como “centro de recrutamento”, encorajando a participação na tentativa de estabelecer um recorde mundial. A Nissan também estabeleceu um Centro de Test Drive em Oslo, situado perto da Câmara Municipal, sede do Prémio Nobel da Paz, onde os proprietários e o público em geral estão a experimentar a segunda geração de Nissan LEAF, que inclui mais de 100 alterações e melhorias importantes.

“É com extrema satisfação que a Nissan está na génese deste divertido evento, uma óptima forma de celebrar um futuro de emissões zero”, disse Jean-Pierre Diernaz, Director de Veículos Eléctricos da Nissan Europa. “Os proprietários do Nissan LEAF não estão apenas a ajudar a melhorar a qualidade do ar da Noruega, possuem também um automóvel soberbo com uma condução divertida e económica, por isso são já vencedores da prova!”

Nissan lança desafio Mil Milhões de Quilómetros Eléctricos
O Pop-Up Café de Oslo também marca o início do desafio da Nissan de alcançar Mil Milhões de Quilómetros Eléctricos até 1 de Janeiro de 2015, uma iniciativa com que a companhia pretende encorajar mais consumidores a aderir à revolução VE. Os quilómetros efectuados pelos proprietários existentes do Nissan LEAF e nos testes de condução que vão ser organizados um pouco por toda a Europa serão contabilizados para o objectivo Mil Milhões de Quilómetros Eléctricos.

Além do Nissan LEAF, os visitantes do Pop-Up Café também poderão ver o novo Nissan NOTE e experimentar interactivamente a tecnologia do Escudo de Protecção Nissan.

Os visitantes também poderão experimentar a aplicação WAZE, aderir à comunidade Nissan NOTE através de iPads e ver de perto o Nissan ZEOD RC, o protótipo de automóvel de competição eléctrico mais rápido do mundo e que terá a sua estreia competitiva nas 24 Horas de LeMans do próximo ano.

O Nissan LEAF é certamente o VE mais popular da Noruega, além de marcar presença regular no Top5 dos automóveis mais vendidos do país todos os meses. Uma das suas principais atracções – disponível apenas em concessionários Nissan – é o Pacote Nórdico especial, desenvolvido para lidar com os Invernos rigorosos. Além dos expectáveis bancos dianteiros, traseiros e volante, escovas dos faróis e espelhos das portas aquecidos, o Pacote Nórdico inclui também um aquecedor de bateria para contrariar as temperaturas extremamente baixas.

O Pacote Nórdico foi concebido especialmente para a região mais fria da Europa, explica o Engenheiro de Desenvolvimento Sénior do Nissan LEAF, Tom McCabe: “A maioria da Europa suporta baixas temperaturas, mas a região nórdica enfrenta de forma persistente temperaturas extremamente reduzidas todos os Invernos. Por esse motivo concebemos um aquecedor de bateria automático, para assegurar que os clientes têm a melhor experiência do veículo mesmo a temperaturas muito baixas. Está instalado com as funcionalidades normalmente encontradas no “pacote contra o frio” de outros países, mas apenas os veículos com o Pacote Nórdico possuem o aquecedor de baterias”.

2012nissanleaf20

A Noruega continua a ser líder mundial de mobilidade com emissões zero, com mais de 10.000 VE vendidos em 2012, representando uns assinaláveis 2,9 % do total do mercado de veículos novos de passageiros do país. Apesar da relativa pequena dimensão da Noruega, o país possui uma extensa rede de carregamento com mais de 3.500 postos de carregamento públicos normais e 100 carregadores rápidos.

Os proprietários noruegueses de VE beneficiam de vários incentivos incluindo isenção de taxas de venda, estacionamento no centro das cidades gratuito e até a possibilidade de circular nas faixas de transportes públicos. E, com mais de 90% da electricidade do país produzida a partir de fontes renováveis, os VE como o Nissan LEAF contribuem significativamente para reduzir as emissões de carbono do país.

One Response to Nissan LEAF vai tentar estabelecer recorde mundial

  1. Robin dos Bosques says:
    BRUTAL iniciativa!!! Se soubesse disto mais cedo tinha-me deslocado lá com a minha Ebike. Será que me aceitavam ou só querem carros?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *